07/04/2012

Comunidade criou uma horta relâmpago no sábado

 



No sábado à tarde, o Glocal Faro aproveitou a iniciativa Plantar Portugal e desafiou a comunidade a lançar uma horta relâmpago. O conceito é simples: um grupo de pessoas junta-se para criar uma horta num só dia, criando um espaço de agricultura na cidade. Neste caso, na Horta do Peres, na zona do Bom João, em Faro.

“Os preparativos há muito que vinham sendo feitos. Fizeram-se sementeiras, angariaram-se plântulas, prepararam-se cercas e os diferentes canteiros e limpou-se o espaço”, explicou ao Green Savers uma das responsáveis pela organização, Vanessa Duarte de Sousa.

Após autorização prévia para transformar um dos espaços de canteiro em horta urbana, dinamizaram-se reuniões comunitárias para aferir os potenciais interessados e o modelo de horta a implementar. Três famílias de Faro mostraram-se interessadas e, a partir de agora, podem gerir a sua própria produção de alimentos.

No dia do Plantar Portugal, mais de três dezenas de pessoas puseram mãos à obra e contribuíram para o nascimento de mais um espaço de horta em Faro. “A tarde foi animada com diferentes tarefas: colocação da cerca para protecção da horta, preparação dos canteiros e plantação, preparação e colocação de letreiros para sensibilização da comunidade, limpeza do espaço e colocação de habitáculos para uma colónia de gatos ali existente”, explicou Vanessa Duarte de Sousa.

Houve ainda tempo para as aprendizagens colectivas. Um conjunto de pessoas esteve a preparar o compostor comunitário e foi dada informação sobre como proceder à compostagem. Um outro esteve ainda envolvido na criação de hortas portáteis, através da realização de plantações em garrafões de água.

Várias organizações estiveram envolvidas. A FAGAR, entidade parceira de primeira linha, esteve sempre a acompanhar os preparativos; a Câmara Municipal de Faro foi a entidade que viabilizou formalmente este projecto – esteve presente o Presidente da Câmara, Macário Correia, que pôde contactar pessoalmente com os hortelãos e com o seu novo projecto de vida.

Destaca-se ainda a participação da Associação Animais de Rua, Associação In Loco, Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, CIVIS, PRAVI, Projecto Querença e VHC, Tintas.

“Este tipo de acção é fundamental na sensibilização da comunidade para o cuidado do espaço público. Este é um claro exemplo de promoção da cidadania activa”, concluiu a responsável. E os organizadores prometem não terminar por aqui, pelo que outras hortas surgirão pela cidade.

Sem comentários: