07/04/2012

Uma Vergonha!

As duas únicas máquinas para esterilização de material cirúrgico do Hospital de Faro estiveram avariadas durante dois dias, obrigando ao recurso ao Hospital de Santa Maria de Faro – uma unidade privada – para que não tivessem de ser adiadas quaisquer intervenções cirúrgicas. 



Fonte do Hospital de Faro contou ao CM, sob anonimato, que "uma das máquinas está avariada há mais de um mês". Situação que se mantém pois não haverá "verba para a arranjar", referiu. Quando a outra máquina disponível se avaria, "tem de se recorrer a um hospital particular, com todos os inconvenientes e custos que isso acarreta", referiu a mesma fonte. Foi precisamente o que aconteceu no fim-de-semana passado.
Pedro Nunes, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, confirmou ao CM o problema, mas desvalorizou a questão: "Uma das autoclaves [máquina de esterilização] está realmente avariada, há já algum tempo. Estamos à espera da vinda de um técnico para que seja arranjada", explicou.
"A outra esteve inoperacional apenas durante o fim-de-semana", concretizou o administrador do Hospital de Faro. Pedro Nunes salienta, ainda, que existe "um protocolo bilateral com o Hospital de Santa Maria de Faro que nos permite efectuar lá as esterilizações".
O antigo bastonário da Ordem dos Médicos garante que "nunca esteve em risco a realização de cirurgias no Hospital de Faro", acrescentando que "nenhum doente foi ou é operado sem uma efectiva esterilização do material".
Pedro Nunes assegurou ainda ao CM que o Hospital de Faro não poupa em material e apenas "cortou nalgumas obras e no recrutamento de profissionais externos", recorrendo à prata da casa para suprir as necessidades.

Sem comentários: