15/05/2011

E se um Chefe lhe oferecer uma iguaria e vinho algarvio no aeroporto?

Centenas de passageiros do aeroporto de Faro foram surpreendidos pela possibilidade de provar produtos regionais do Algarve confeccionados pelos chefes dos principais hotéis da região, no arranque da Algarve Chefs Week. 

Integrado no programa Allgarve 2011, o Algarve Chefs Week reúne 10 chefes dos principais hotéis de cinco estrelas algarvios, que vão desenvolver, entre hoje e 21 de maio, "uma ementa especial" para o jantar com "exclusividade e personalização", a um preço por pessoa de 30 euros, sem bebidas, explicou a organização.
No arranque da iniciativa, na gare do aeroporto, a inglesa Susan O´Neal mostrou-se visivelmente agradada com as iguarias preparadas pelos chefes e disse à Lusa estar "tudo bom".

"O que provei estava óptimo. Costumo vir várias vezes ao Algarve, porque tenho cá uma casa, e geralmente o tempo passado no aeroporto é chato. Hoje isso não aconteceu e podemos provar estes produtos e provar o vinho", afirmou a turista, que esperava pelo avião de regresso a Inglaterra.

O'Neal espera agora que "repitam mais vezes a iniciativa", porque é uma "excelente ideia".
Também Christopher Mitchell, turista irlandês que se encontrava na gare, disse estar "surpreendido por terem praticamente conseguido fazer da zona de check-in do aeroporto um restaurante".

"Disseram-me que a comida está a ser preparada pelos chefes da região, com produtos locais, e acho isso óptimo para os turistas conhecerem melhor o Algarve", acrescentou.
Bruno Rocha, chefe do Tivoli Vitória, em Vilamoura, disse à Lusa que "a primeira reacção dos turistas é de surpresa com a recepção", porque quando chegam querem é começar as suas férias e "não pensam ser recebidos assim no aeroporto".

O mote para a iniciativa é o Algarve e os produtos regionais e, para o chefe do Tivoli Vitória, "tem sido muito interessante as pessoas verem que, com elementos pobres, como a laranja, o figo ou a alfarroba, se conseguem fazer criações diferentes".

Bruno Rocha adiantou que preparou um bolo de alfarroba e uma torta de laranja, "mas apresentados numa versão minimalista, com toques mais sofisticados", acrescentando uma violeta cristalizada ao bolo de alfarroba e uma amêndoa torrada e depois feita como um pequeno praliné na torta de laranja.
Ricardo Ferreira, chefe do Tivoli Marina, também em Vilamoura, considerou que esta é "uma iniciativa a repetir" e disse que "os turistas estão a adorar ver os produtos algarvios, que muitos nem conhecem".

"Estão a ver que gostamos de inovar, temos ideias. E é isso que pretendemos aqui, é marcar a diferença. Há aqui chefes no Algarve que têm passado à margem e temos que transmitir para fora de Portugal que temos profissionais de qualidade", afirmou Ferreira, que preparou "uma base de cataplana, com batata trabalhada e camarão, para ser servida quente, e um bolo de alfarroba servido com amêndoa e molho de amêndoa amarga".

Participam no Algarve Chefs Week os hotéis Sheraton Pine Cliffs, Longevity Wellness Resort, Hilton Vilamoura, The Lake Spa Resort, Grande Real St.ª Eulália, Crowne Plaza Vilamoura, Vila Monte, Tivoli Marina Vilamoura e Tivoli Victoria.

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