15/05/2011

Protestos: Manifestação "A Rua é Nossa" cancelada em Faro...

Faro, 15 maio (Lusa) -- Cerca de 30 pessoas concentraram-se hoje no Largo da Sé, em Faro, para participar no protesto "A Rua é Nossa", mas os organizadores desistiram de realizar a manifestação pelas ruas da cidade devido à fraca participação.
Já em Coimbra, o protesto contou com a adesão de cerca de 40 jovens, a maioria jovens, enquanto em Braga o protesto não teve participantes, segundo a PSP.

Pedro Afonso, porta-voz dos organizadores do protesto em Faro, explicou que "o objectivo era não deixar" a capital algarvia "de fora do protesto que se realiza em várias cidades do país e da Europa", mas admitiu que "a promoção da iniciativa falhou porque foi feita em pouco tempo".
Afonso explicou que o objetivo dos organizadores é fazer uma "chamada de atenção e tentativa de aumentar a consciência das pessoas sobre aquilo que cada vez mais é uma realidade triste, que é a democracia ter-se institucionalizado, burocratizado e afastado das pessoas".

"Aquilo que sentimos que é necessário para que as pessoas se integrem na sociedade é uma democracia mais participativa, em que as decisões que afectam as nossas vidas sejam tomadas também por nós", afirmou, frisando que entre as cerca de três dezenas de pessoas presentes algumas têm filiações políticas e outras não.
Pedro Afonso disse que para conseguir aumentar a participação das pessoas na democracia o grupo "pretende criar assembleias populares, em que sejam discutidos assuntos locais e nacionais e sejam decididas ações a tomar para conseguir esse objetivo".

Disse ainda que "as pessoas deviam ter mais decisão sobre assuntos como a ajuda externa a Portugal", que "vai afectar a vida de todos e devia ser aprovada em referendo".(ler mais)
 
 

Sem comentários: