18/12/2012

Natal ‘às escuras’ na Baixa afasta clientes


Associação de Comerciantes da zona diz que sem as iluminações decorativas ninguém tem vontade de passear pelas lojas. Comerciantes estão a instalar as luzes por conta própria.


 Farto de ver a Baixa de Faro "abandonada" na época natalícia, António Lopes resolveu ‘pegar no escadote’ e pôr mãos à obra. "Já que a Câmara não quis iluminar a zona, comprei eu as luzes, o arame e as fichas eléctricas para dar vida à rua de Santo António", explica o proprietário da loja Pallo Ram, um dos vários comerciantes que se queixam da falta de animação (e de clientes) na zona comercial da cidade. Segundo António Lopes, que tem a porta aberta desde 1966 e mais duas lojas em Faro, quase todos os comerciantes da Baixa farense já "vestiram a camisola" e aderiram à iniciativa. Muitos colocam luzes em frente às próprias lojas, fazendo a ligação eléctrica aos estabelecimentos.

O objectivo é dar a volta ao "pior Natal de sempre, com menos visitantes e um volume de vendas catastrófico", assegura. Também para o presidente da Associação de Comerciantes da Baixa de Faro, Luís Barão, o mau negócio neste Natal está relacionado com a poupança nas de-corações. "A Baixa sempre foi o cartão-de-visita da cidade e agora, sem o chamariz das luzes, ninguém se aproxima e ninguém se sente atraído a passear pelas ruas nesta quadra", explica. A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) lamenta que as iluminações sejam vistas como despesa e não como investimento. "Sem luzes, o Natal passa despercebido junto às lojas", argumenta o presidente, João Rosado. De acordo com a ACRAL, no Algarve só as autarquias de Vila Real de Santo António e Loulé mantiveram iluminações, e neste último concelho apenas de forma parcial. "Sem zonas pedonais e comerciais iluminadas, o comércio tradicional não consegue competir com as grandes superfícies, que têm fortes estratégias de marketing", argumenta João Rosado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Finalmente deixei de pagar as luzes que aumentavam os lucros de outros.A minha árvore de Natal pago eu .