25/04/2012

Macário assume situação grave

"Câmara em dificuldades". O título do texto ontem enviado às redacções por Macário Correia resume a situação financeira do município farense. O autarca admite a "situação angustiante" e apela à "compreensão e ajuda" dos munícipes para "que se consiga vencer este período difícil. O pior de sempre".

Culpando "o passivo na ordem dos 70 milhões de euros criado entre 2002 e 2009", e a quebra de receitas registada este ano (-64% no IMT e -78% no movimento de obras particulares, entre outros), Macário diz que a câmara tem de fazer "uma ginástica rigorosa para conseguir manter transportes urbanos, escolas, piscinas, bibliotecas e museus a funcionar". Perante isto, o autarca admite que as dificuldades "impedem de fazer pelos munícipes o que eles mais precisam".

Ao CM, Macário Correia garantiu que "os salários estão assegurados" mas, caso a situação se mantenha, há serviços que poderão fechar. Em causa podem estar aspectos como o plano de combate a fogos florestais ou actividades culturais.

Por outro lado, com a Banca a adiar o empréstimo previsto no Plano de Reequilíbrio Financeiro, edifícios e terrenos da autarquia já foram alvo de penhora por parte de credores.

Sem comentários: