26/04/2012

Consulado-Geral do Brasil em Faro (Inauguração)

Consulado-Geral do Brasil em Faro
Largo Dom Marcelino Franco, nº2 - 8000-169 Faro


O Consulado-Geral do Brasil em Faro foi criado pelo Decreto nº 7.399, de 22 de dezembro de 2010, firmado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o principal objetivo de apoiar e de atender a numerosa população de nacionais brasileiros residente na região do Algarve e arredores. Além do distrito de Faro, a jurisdição do Consulado-Geral abrange as regiões de Beja, Évora, Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, pertencentes ao distrito de Setúbal.

2. O Algarve é um dos prinicpais destinos de eleição dos nacionais brasileiros, depois de Lisboa. A numerosa comunidade, estimada em dezenas de milhares de pessoas, constitui a segunda maior comunidade de imigrantes, depois dos países do Leste Europeu. A migração brasileira na região é de natureza laboral
e a população está distribuida pelos setores de comércio e serviços (hotelaria, restauração, saúde e construção). A comunidade brasileira conta, igualmente, com o maior número de alunos matriculados nas escolas do Algarve e com a segunda maior taxa de nascimentos ( "brasileirinhos") da região. Além da privilegiada relação histórica, a natureza cordial do brasileiro e a sua visão otimista da vida contribuem, em grande medida, para a fácil adaptação e para o aprofundamento dos vínculos de amizade em Portugal.

3. Atualmente, nota-se, contudo, uma onda crescente de cidadãos brasileiros que retornam ao Brasil, incentivados pela sustentabilidade e pelo crescimento da economia brasileira, que apresenta uma série de novos desafios e oportunidades. Tendo em vista essa nova tendência, o Consulado- Geral terá papel duplo e relevante, não apenas prestando apoio e serviços à comunidade brasileira que permanece em Portugal, mas também auxiliando, no que for possível, os cidadãos que tomaram a decisão de retornar, e que eventualmente demandarão orientações nesse momento importante de transição.

4. O Consulado-Geral está instalado em uma histórica construção, situada nos limites do Centro Histórico de Faro e na área de proteção das "Muralhas". Classificada como "Imóvel de Interesse Público", a também denominada "Casa Nobre" é uma construção do século XVIII, que pertenceu ao conceituado industrial
e negociante do setor da cortiça, José Alexandre Fonseca.

5. Do ponto de vista arquitetônico, a construção dispõe de dois pavimentos e de um pátio central, combinando elementos das casas portuguesas de época, dos solares do século XVIII e da influência sevilhana. A propriedade, que se encontra em excelentes condições, foi construída em 1795 e passou por duas reformas,ocorridas em 1941 e, mais recentemente, em 2010. A construção projeta-se sobre um pequeno largo – Dom Marcelino Franco –, cercado por um conjunto de construções históricas, que completam a beleza e harmonia do local. A entrada para o público, entretanto, dar-se-á pela Rua da Misericórdia, nº 58.



Instalações do Consulado-Geral do Brasil em Faro, Sala de Atendimento ao Público
 
Momento do discurso do Cônsul-Geral do Brasil em Faro
Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior - (da esquerda para a direita):
Presidente da Câmara Municipal de Faro, Engenheiro José Macário Correia;
Embaixador do Brasil em Portugal Mário Vilalva; 
Cônsul-Geral do Brasil em Faro
Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior; 
 Engenheiro Aurélio Matos, representante da Odebrecht International
 
Momento do discurso do Presidente da Câmara Municipal de Faro,
Engenheiro José Macário Correia - (da esquerda para a direita):
Embaixador do Brasil em Portugal Mário Vilalva;
Cônsul-Geral do Brasil em Faro Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior;
Presidente da Câmara Municipal de Faro,Engenheiro José Macário Correia;
 Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa, Embaixador Renan Leite Paes Barreto;

Representantes da Guarda Nacional Republicana na Inauguração do Consulado-Geral do Brasil em Faro

Convidados na Cerimónia de Inauguração do Consulado-Geral do Brasil em Faro
 
Momento do hasteamento da Bandeira da República Federativa do Brasil
 
Descerramento da Placa de Inauguração pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Engenheiro José Macário Correia, pelo Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva e pelo o Cônsul-Geral do Brasil em Faro, Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior.
 
Placa de Inauguração do Consulado-Geral do Brasil em Faro

Sr. Gehard H. Mann com o Cônsul-Geral do Brasil em Faro, Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior

Entrada Principal do Consulado-Geral do Brasil em Faro
 
Instalações do Consulado-Geral do Brasil em Faro, Sala de Triagem 
 
Funcionários do Consulado-Geral do Brasil em Faro com o Cônsul-Geral do Brasil em Faro, Embaixador Manuel Innocencio de Lacerda Santos Júnior e com o Ministro Eduardo Hosannah, Coordenador Geral de Planejamento e Integração Consular do Ministério das Relações Exteriores.


Sem comentários: