28/02/2012

Geada arruína campos e pasto

O ano agrícola está comprometido no Algarve. Além da precipitação média estar a metade do que seria normal, e já com um longo período de ausência total de chuva, a diminuição da humidade do ar e o acentuado arrefecimento nocturno combinaram-se, sobretudo na primeira quinzena deste mês, para a ocorrência de geadas negras. Poucas pastagens de sequeiro subsistiram para a produção pecuária e há elevados prejuízos nas principais produções vegetais da região.

De acordo com uma avaliação feita, este mês, pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, as pastagens definharam e as reservas de forragem são insuficientes. José Maria, produtor de gado da raça limousine, perto de Lagos, já teve de vender seis vacas para comprar feno para as restantes. A sementeira de feno não vingou e as pastagens têm a erva queimada pela geada. "Se não chover até ao fim de Março, vou ter de vender tudo" lamenta.

Fernando Severino, director regional de agricultura, admite que "a cultura do abacate está toda destruída e há zonas na campina de Faro que perderam toda a cultura de tomate em estufa, por causa da geada". Paulo Cristina, produtor de tomate, costumava ter uma produção média de 100 toneladas por hectare. "Este ano, se chegar às 20 toneladas será bom. Isto é uma catástrofe".

Em Silves, José Sustelo calcula que a produção de laranja tardia (colhida no Verão) vá sofrer uma quebra de 30 por cento. As reservas subterrâneas de água ainda permitem combater a falta de chuva, mas a rega aumenta os custos da produção.

1 comentário:

arsenio disse...

A culpa é do Governo Português e sobretudo dos Governos de Cavaco Silva e da direita ,quando ele foi durante dez anos primeiro ministro.Nessa altura Portugal recebia da CEE milhoes e milhoes para desenvolver a Agricultura e Pescas.Para a agricultura foram apresentados projetos e que fez o Governo??Distribuiu o dinheiro sem se preocupar se realmente este era utilizado nesse sector;resultado muitos sem escrupulos receberam as subvençoes e gastaram o dinheiro em Vivendas,jeeps,apartamentos e nada fizeram.Os espanhois,organizaram-se,criaram cooperativas,fizeram sondagens de agua sobretudo na zona entre Huelva e Vila Real de ST Antonio e quando por là se passa podemos ver tudo verde;Fruta da mais variada,Legumes,etc.Os Portugueses gostam mais do Dinheiro e nao se interessam em saber o dia de amanha.Eu aqui onde me encontro no Estrangeiro,compro futa e legumes da Espanha,Marrocos,Holanda Bélgica,etc e de Portugal a unica coisa que se pode comprar neste dominio é a Pera Rocha.O Português engana-se a ele proprio.