10/01/2012

Praia da Barrinha candidata-se às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

A Câmara Municipal de Faro apresentou uma candidatura à organização das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” com vista à distinção da Praia da Barrinha (Barra de São Luís) na categoria de “praias selvagens”.
 
O município apresenta a Barrinha como uma praia de grande beleza natural, inserida no Parque Natural da Ria Formosa, zona ambientalmente protegida e composta por um sistema lagunar formado por penínsulas e ilhas.

A praia situa-se na extremidade nascente da península do Ancão que delimita a Ria Formosa a Poente.
É uma zona muito tranquila e normalmente deserta que pode ser acedida a pé a partir da praia de Faro, através de um longo passadiço de madeira, ou de barco.
Ao longo deste sistema a configuração das linhas de costa e de ria mudam constantemente pela ação do vento e da ondulação

Este é um local privilegiado onde se observa a flora do sistema dunar bem como as inúmeras aves que procuram refúgio e alimento nestas paragens.

Devido às condições naturais e à barra existente a prática de atividades como o mariscar, a pesca, o birdwatching, as caminhadas, a vela, a canoagem, o windsurf, o surf, o kitesurf, o bodyboard e o paddleboard, é uma constante todo o ano.

Dadas as «características ímpares» desta praia, a autarquia afirma-se «confiante na nomeação da Barrinha».

Sem comentários: