12/12/2011

Polícia em força para aumentar segurança

Mais de 100 elementos da Equipa Mista de Prevenção Criminal para a região algarvia, que integra a GNR, PSP, Polícia Judiciária, SEF, Polícia Marítima e SIS, estiveram envolvidos, durante a madrugada de ontem, numa megaoperação realizada em Faro, Tavira e Via do Infante, na qual foram fiscalizadas 343 viaturas e três casas de animação nocturna.

Em Faro, a acção incidiu sobre a Baixa da cidade, onde ao longo de alguns fins-de-semana houve altercações entre grupos e as autoridades.
"Num fim-de-semana duas facções de grupos diferentes digladiaram-se. Mas houve uma actuação mais forte da Polícia e desde então não tem acontecido nada de especial. Fazemos estas operações para as pessoas terem confiança e poderem vir à Baixa de Faro", revelou ao CM o intendente Victor Rodrigues, comandante da PSP.

O mesmo responsável considerou a operação de ontem "normal" e esclareceu que "a GNR coordenou uma acção na sua área onde estiveram elementos das várias forças, inclusive da PSP" (ver caixa). Em Faro, foi onde a presença das várias forças de segurança foi mais notada.

Victor Rodrigues referiu, por outro lado, que "não se tem justificado a realização de operações conjuntas PSP/GNR, em termos de investigação". Mas, revelou, as duas forças "trocam informações diariamente e fazem operações conjuntas", no terreno. O intendente da PSP garantiu ainda que "estas operações na Baixa são para continuar, sempre que se justificar". 

'BATALHA CAMPAL' NA RUA

Foi depois da ‘batalha campal’ da madrugada do passado dia 15 de Outubro que a PSP decidiu intervir de forma ‘musculada’ na rua Capitão Mor, em Faro. Nessa noite, tal como o CM noticiou, os ânimos exaltaram-se entre dois grupos que tinham acabado de sair dos bares. "Quando a PSP chegou ao local, havia uma multidão envolvida numa desordem, em plena via pública", disse fonte do Comando de Polícia na região. Os agentes mandaram dispersar os desordeiros mas um deles, de 24 anos, de Olhão, desobedeceu e resistiu, injuriando os polícias e agredindo um deles, a soco e pontapé, pelo que foi detido. Quando já estava a ser levado para a esquadra, sob detenção, dois amigos "tentaram retirá-lo da custódia da autoridade": "Agrediram os agentes e foram detidos", disse a fonte. Desde então a PSP reforçou o patrulhamento na zona, com vista a dissuadir a presença de grupos organizados. 

FISCALIZADAS 143 VIATURAS NA VIA DO INFANTE

A GNR coordenou a acção na Via do Infante (A22), onde foram fiscalizadas 143 viaturas e 39 condutores submetidos ao teste do álcool. Dois acusaram álcool no sangue. Foram instaurados 27 autos de contra-ordenação. 

Fonte do Comando da GNR disse ao CM que foram detectados dois crimes de contrafacção, em duas viaturas: um de direitos de autor, que levou à apreensão de 2614 DVD e CD; e outro de vestuário, tendo sido apreendidos 350 artigos. Foi ainda apre-endido um veículo que transportava, ilegalmente, mercadorias no valor de 3550 euros.










Sem comentários: