01/12/2011

Intercidades Lisboa-Faro reduz viagem em meia-hora

O comboio intercidades Lisboa-Faro vai sofrer alterações no percurso para reduzir a viagem em meia-hora, numa tentativa de rentabilizar aquele serviço, indicou esta quarta-feira a CP.

As alterações vão entrar em vigor a 11 de Dezembro. De acordo com a CP, foi acordado com as câmaras locais a manutenção da paragem deste serviço na Estação da Funcheira e a introdução de paragens em Ermidas-Sado e Santa Clara - Sabóia, "enquanto locais agregadores da procura existente nessas regiões".
Os locais de paragem do serviço intercidades na ligação Lisboa - Faro passarão a ser: Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado, Funcheira, Santa Clara - Sabóia, Messines, Tunes, Albufeira e Loulé. 

Segundo a CP, "esta nova solução permite, além da melhoria de tempo de ligação Lisboa - Faro, a redução dos custos de exploração em mais de dois milhões de euros anuais".
A CP decidiu implementar estas alterações para "gerar condições de atractividade e sustentabilidade do transporte ferroviário nessa região". 

"Na origem desta decisão estiveram a reduzida procura do serviço regional desta linha, que regista taxas de ocupação média por comboio da ordem dos 5%, bem como a oportunidade e manifesta necessidade de incrementar as condições de competitividade do serviço intercidades", indica a CP em comunicado.
Além das alterações no intercidades Lisboa - Faro, a CP vai suprimir, a partir de 11 de Dezembro, o serviço regional na ligação entre Setúbal e Tunes e manter o serviço Alfa Pendular em dois comboios diários por sentido a ligar as cidades Porto e Faro.

Sem comentários: