01/12/2011

Erro ‘culpa’ UAlg por despesismo

Um e-mail a circular na internet acusa a Universidade do Algarve (UAlg) de ter pago mais de 33 mil euros por uma viagem à Croácia, citando dados do Tribunal de Contas (TC). O e-mail, que tem originado vários pedidos de esclarecimento, é errado, pois o valor real foi 337,45 euros, diz a UAlg.

Ao CM, a universidade explica que, em Novembro de 2008, pagou à Agência Abreu uma viagem de um docente da Escola Superior de Tecnologia (actual Instituto Superior de Engenharia) a Zagreb, na Croácia, no valor de 337, 45 euros. Este valor foi publicado oficialmente pelo TC mas, num site não governamental que divulga contratos públicos (transparencia-pt.org), foi publicado que o valor era de 33745,00 euros.
A UAlg, que enviou ao CM a factura, acredita que foi um equívoco, do site, na colocação da vírgula. Mas, apesar do erro ter sido corrigido, ciclicamente surgem e-mail com exemplos de despesismo público, onde está a viagem, com o valor errado. As mensagens têm originado pedidos de esclarecimento à universidade, e o último foi mesmo de uma televisão nacional.
A concluir, a UAlg refere que a viagem estava inserida no Programa TEMPUS, pelo que o valor foi totalmente reembolsado à universidade.

Sem comentários: