12/11/2011

Câmaras espiam trânsito

As principais entradas e saídas da capital algarvia estão, desde ontem, debaixo do olho de sete câmaras de videovigilância, instaladas através de um protocolo entre a Câmara Municipal de Faro e o Comando Distrital da PSP. O objectivo é controlar o trânsito, mas o sistema permitirá, igualmente, detectar actos criminosos naquela área.

O novo sistema "torna possível gerir os meios policiais com maior eficácia, com a central da PSP, onde o sistema está instalado, a conhecer, na hora, acidentes ou congestionamento do trânsito", explicou o intendente Victor Rodrigues. O comandante distrital da PSP quer ver agora a utilidade do sistema alargada: "Seria importante termos câmaras instaladas na Baixa de Faro, principalmente na zona dos bares, onde, ultimamente, se têm verificado algumas rixas".

Victor Rodrigues explicou ainda que em Portimão o processo da videovigilância para questões de segurança está mais avançado. "Já enviámos para o Ministério da Administração Interna o pedido de instalação de câmaras na zona do comércio e esperamos agora a aprovação da Comissão Nacional de Dados", disse o responsável da PSP.


Na cerimónia de assinatura do protocolo, ontem realizada, no âmbito das comemorações do 83º aniversário do Comando Distrital da PSP de Faro, Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, referiu que "este investimento, de cerca de 130 mil euros, tem ‘olhos’ para tudo, 24 horas por dia, não só para o trânsito, mas também para a criminalidade e para a conservação do mobiliário urbano". O autarca teve, no entanto, o cuidado em salientar que "as imagens serão tratadas com respeito pela legislação em vigor".

Dia da PSP de Faro

Fotos de Henrique André

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns.......