24/10/2011

Temporal em Faro

Tornado leva tecto do Aeroporto de Faro


O tornado que esta madrugada atingiu o Algarve levou parte do telhado da área de check-in do Aeroporto de Faro em, pelo menos, dois locais. E num desses pontos a força do vento e a chuva fizeram mesmo a estrututa ruir parcialmente. Da tempestade, no aeroporto, resultaram cinco feridos. Um com gravidade, segundo o Hospital e Faro.

Fonte da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, ao final da manhã, referiu que foi cancelado apenas um voo e dez sofreram atrasos. As aterragens e descolagens foram reiniciadas pelas 09h00. Mas a mesma fonte admitiu que "ainda levará muito tempo até todo o funcionamento do aeroporto estar normalizado".

A meio da manhã, centenas de pessoas acumulavam-se em filas, à espera de voo. As duas áreas onde o tecto cedeu à força do vento, no check-in, estão encerradas, incluindo o espaço de restauração. O valor total dos prejuízos ainda está a ser calculados.

O tornado, entrou em terra, por volta das 05h00, pela praia de Faro, onde atingiu várias habitações e barcos. Também aí voaram telhas e vidros foram partidos. Depois, deixando um rasto de destruição, o vento atingiu o Aeroporto de Faro, seguindo para a freguesia do Monte Negro, onde várias casas ficaram igualmente sem telhado e com vidros partidos.

Já mais perto da cidade de Faro, a norte, junto à estrada de São Brás, o tornado destruiu toltalmente um acampamento cigano. Alguns dos 125 moradores ficaram feridos. Todos vão ficar alojados num armazém da Junta de Freguesia de São Pedro (Faro).

Houve ainda mais algumas casas atingidas, na direcção de Olhão, mas, depois, o tornado perdeu força. Nessa cidade houve algumas inundações, tal como em Tavira. Mas não se registaram feridos ou desalojados em ambas as localidades.

No total o Serviço Distrital de Protecção Civil registou 68 ocorrências durante a manhã, entre inundações, quedas de estruturas e árvores e ainda três acidentes de viação, que resultaram em três feridos ligeiros.
Entre as 04h00 e as 05h00, em Faro, o Instituto de Meteorologia registou uma precipitação de 20 milímetros por hora. O vento aproximou-se dos 100 km/h.















Outras Noticias sobre o temporal...






Outras Zona Afectadas pelo Temporal













Onze feridos num acampamento

O mau tempo que se abateu na madrugada desta segunda-feira fez 11 feridos - um dos quais em estado grave - num acampamento situado no Cerro do Bruxo, em Faro. 
Segundo fonte do Hospital de Faro disse à Lusa, o ferido grave, um homem de 46 anos, encontra-se em observação, mas está "estável e consciente".  

As restantes vítimas, oito adultos e duas crianças, foram tratados a ferimentos ligeiros e já tiveram alta.  

A estes 11 feridos juntam-se os cinco feridos resultantes do desabamento do tecto do aeroporto de Faro, um dos quais em estado grave mas estável, de acordo com a mesma fonte do Hospital de Faro.  

Por toda a cidade são visíveis os efeitos do mau tempo, com quedas de árvores, sinais de trânsito destruídos e várias infra-estruturas danificadas, incluindo um posto de abastecimento de combustíveis que teve que encerrar ao público.  
Fonte da Protecção Civil distrital disse à Lusa que não se registaram mais danos pessoais.

120 pessoas realojadas em armazém

 

 

Cerca de 120 pessoas ficaram desalojadas por causa dos fortes ventos que se fizeram sentir em Faro, no Algarve. A viver num acampamento que ficou destruído pelo mau tempo, as pessoas serão provisoriamente realojadas num armazém, noticia a Lusa.

De acordo com o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, «o armazém foi disponibilizado pela Junta de Freguesia de São Pedro» e fica próximo da estação de caminhos de ferro da cidade.

O município já está a acompanhar a situação dos desalojados e as famílias permanecerão no armazém até conseguirem reconstruir o acampamento, no Centro do Bruxo, completamente destruído pelo temporal da madrugada de segunda-feira.

Ver Mais...
Fotos enviadas por:
L.Flores
João C.

Sem comentários: