24/05/2011

Vulcão: Seis voos de ligação entre a Escócia e Faro cancelados

Seis voos que ligavam a cidade de Faro à Escócia tiveram que ser esta terça-feira cancelados devido à nuvem de cinzas propagada pela entrada em actividade de um vulcão islandês.

Segundo Rui Oliveira são ao todo três chegadas e três partidas de ligação entre a capital algarvia e aquele país que tiveram que ser canceladas, afectando os voos de três aviões, dois da companhia Ryanair e um da easyJet. 

Quatro dos voos foram cancelados ainda durante a manhã de hoje, enquanto os restantes dois deveriam apenas realizar-se à tarde, acrescentou a mesma fonte, porta-voz da empresa que gere os aeroportos portugueses. 

A nuvem de cinzas na sequência da erupção do vulcão Grimsvotn mantém-se afastada do espaço aéreo português mas, está a atingir o noroeste das ilhas britânicas, Mar do Norte e Rússia, disse à agência Lusa o meteorologista Paulo Narciso.
O vulcão islandês Grimsvotn, o mais activo do país, entrou em erupção no domingo, mas os cientistas acreditam que não irá provocar o caos nos transportes aéreos tal como aconteceu em 2010 com as erupções do Eyjafjallajokul.
A decisão de voar ou suspender os voos ficou deixada às próprias companhias ainda que estas tenham que pedir sempre autorização à Autoridade da Aviação Civil britânica.

Sem comentários: