A ideia surgiu há mais de um ano, quando a professora de Físico-Química Patrícia Raposo, da Escola EB 2,3 de Montenegro, em Faro, participava numa conferência internacional em que se apercebeu da existência de contactos regulares dos astronautas da ISS, a Estação Espacial Internacional, com alunos de vários países.
A partir daí, com contactos com a NASA e a ESA, a Agência Espacial Europeia e também com a Associação de Rádio-Amadores de Portugal, Patrícia organizou-se com os alunos, que tiveram a oportunidade única de colocar várias questões à astronauta americana Catherine Coleman, a viajar a 7.700 quilómetros por segundo e a uma distância de 351 quilómetros de altitude.
"I hear you loud and clear", alto e bom som, respondeu Catherine, depois de cerca de um minuto de chamadas a partir da Terra, sem qualquer resposta.
Questões sobre o que se come no Espaço, se acredita que o Homem vai pisar Marte nos próximos dez anos ou qual a pior coisa que já lhe aconteceu lá em cima fizeram parte do cardápio de perguntas dos estudantes, numa sessão que decorreu segunda-feira e durou cerca de 15 minutos.
Ver Vídeo de Comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário