24/03/2011

Universitários algarvios criam "Muro das Lamentações"

Cerca de quarenta alunos da Universidade do Algarve (UAlg) expuseram frente ao Governo Civil de Faro cinco painéis com reivindicações dos estudantes e entregaram naquele organismo um cheque fictício de 569 mil euros, simbolizando o corte nas bolsas de estudo.

O protesto, que coincide com o Dia Nacional do Estudante, teve como mote "Eu não me calo, e tu?" e visou alertar para os principais problemas dos alunos naquele estabelecimento de ensino.  
No "Mural das Lamentações", como os estudantes lhe chamaram, as principais queixas estavam relacionadas com a atribuição de bolsas, a implementação do processo de Bolonha e as condições de funcionamento das faculdades.  

Segundo o presidente da Associação Académica da instituição, Guilherme Portada, pelo menos 36 alunos daquela universidade foram obrigados a cancelar as suas matrículas depois de os seus pedidos de bolsa terem sido rejeitados.  

"Agora que o Governo caiu apelamos a que as forças políticas incluam nos seus manifestos mais atenção à política de ensino superior", afirmou aos jornalistas, sublinhando que a associação vai começar já hoje a contactar  os vários partidos.   

Nos painéis expostos no Jardim Manuel Bívar podiam ler-se frases como "Bolsas diminuídas ou inexistentes", "Acção Social mais rápida", "Ensino público acessível a todos" ou "Eu custo 154 euros por ano à UAlg e pago 924 euros".  
Já o cheque fictício de 569 mil euros entregue pelos estudantes à governadora civil de Faro foi remetido à ordem do Ministério da Ciência, Tecnologia  e Ensino Superior e era assinado por estudantes com dificuldades socioeconómicas da UAlg.
 
De acordo com a associação académica aquele foi o valor que o Ministério reduziu em bolsas de estudo para este ano lectivo na UALg.   

A associação apelou também aos estudantes para colocarem nas suas janelas faixas azuis escuras ou as suas próprias capas como forma de protesto contra as políticas de Ensino Superior.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes moços fazem-me rir.
Então protestam que lhes falta tudo,mas para farras ,álcool e drogas já arranjam tudo!