19/01/2011

BARCOS PARA DEFICIENTES FURTADOS NA PRAIA DE FARO


A Vela Adaptada (Projecto Sailability) que proporciona a pessoas com deficiência usufruir do prazer de navegar numa embarcação à vela iniciou-se no Algarve há cerca de uma década.
Após longos esforços desenvolvidos por várias pessoas, Patrocinadores, e Entidades Oficiais, vieram para o Algarve três embarcações (Access 2.3) especialmente desenhadas e construídas para o objectivo pretendido.

Estas embarcações são construídas na Australia, pelo que o seu transporte para Portugal envolveu um processo logístico de certo modo moroso e por vezes complicado.
A Associação Regional de Vela do Sul (ARVS) ficou proprietária das referidas embarcações, iniciando-se a actividade da Vela Adaptada em Vilamoura.

Posteriormente, o Ginásio Clube Naval de Faro, através de Protocolo celebrado com a ARVS ficou  fiel depositário destas embarcações, garantindo a prática desta actividade desportiva a pessoas deficientes, utentes de várias Instituições do concelho de Faro vocacionadas para o efeito.
Os Access 2.3 ficaram depositados no Centro Náutico da Praia de Faro, onde se desenrolavam as actividades.

Recentemente estas três embarcações foram, ao que tudo indica, furtadas das instalações do Centro Náutico, o que constitui um rude golpe nas aspirações dos utentes, dado que este Projecto, para além da componente de lazer, promove nas pessoas com deficiência a auto-estima, possibilitando-lhes igualmente o desabrochar de qualidades e aptidões que doutro modo ficariam impossibilitados de desenvolver.
Esperemos que as embarcações sejam recuperadas por quem de direito.

Luís Nadkarni

Sem comentários: