17/11/2010

Teatro está nos mínimos

O Teatro Municipal de Faro (TMF) está a trabalhar com a equipa nos mínimos e vai receber apenas 200 mil euros para a programação de espectáculos de 2011 – menos 52 por cento do que em 2005, ano da ‘Faro Capital Nacional da Cultura’, disse ontem a administradora do espaço, Anabela Afonso.

"Este teatro viveu um ano bem, mas quando a Capital Nacional da Cultura se foi embora e começaram os problemas financeiros do município, começou-se logo a cortar na equipa em cada ano que passava", explicou Anabela Afonso. Actualmente "está nos mínimos", reconheceu, referindo que cerca de vinte pessoas trabalham no TMF, apenas uma por cada área.

Quanto à verba para a programação, a administradora admite que é reduzida, principalmente se comparada com 2005, quando houve um milhão e 300 mil euros para espectáculos. "Duzentos mil euros não é muito para uma estrutura como o teatro municipal, considerando que também está aí a verba para programar o Teatro Lethes [em Faro]", referiu Anabela Afonso.

Para fazer face aos constrangimentos, o TMF vai procurar receitas através da venda de bilhetes, aluguer da sala para eventos ou mecenato. Refira-se que parte do orçamento deste ano foi desviado para cobrir prejuízos acumulados.

"C.M."

Sem comentários: