01/10/2010

Faro assinala Dia do Idoso

Assinala-se hoje, dia 1 de Outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas e a Câmara Municipal de Faro associa-se à data através da organização de um encontro/convívio, a realizar no cinema Ossónoba, em Estoi.
Com organização do Município é de destacar o apoio da Junta de Freguesia de Estoi, da CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo, da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer de Quarteira e da Associação de Doentes de Parkinson - Delegação do Sotavento Algarvio, que convidaram os utentes das associações para a 3.ª Idade sediadas no concelho (Provectus – Associação em Prol da Terceira Idade; Santa Casa da Misericórdia de Faro; Associação de Solidariedade Sócio-Cultural de Montenegro; Cimfaro – Casa do Idoso de Meio Rural de Faro; Centro Cultural e Social da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe; ARPI – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro; UATI – Universidade do Algarve para a Terceira Idade) para desfrutarem de um salutar convívio. São esperadas cerca de 350 pessoas.

Além de assinalar a data, este encontro pretende também funcionar como uma acção de sensibilização para problemáticas que se evidenciam especialmente na 3.ª idade e que é importante estar alerta para uma rápida actuação.

 É inquestionável o preponderante papel do idoso nas sociedades contemporâneas tanto que para o ano de 2010, em que se comemora o 20.º aniversário da celebração do Dia Internacional das Pessoas Idosas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi escolhido o tema “As Pessoas Idosas e o cumprimento das Metas do Milénio para o Desenvolvimento”.

Para a Câmara Municipal de Faro, esta faixa etária merece o maior respeito e consideração e a autarquia esforça-se para dotar as associações vocacionadas para a 3.º idade das melhores condições, quer através de cedência de instalações, apoios ou mesmo através da partilha de projectos, com o objectivo de dar a melhor resposta às necessidades desta população.

PROGRAMA DO ENCONTRO

14h:30m – Sessão de esclarecimento pela Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer e pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson – Delegação do Sotavento Algarvio;

15h:30m - Lanche/convívio, proporcionado pelo Município com o apoio da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo;

16h:00 – Baile/Convívio, com uma actuação musical animada por “Luís Filipe Francês”, com o apoio da Junta de Freguesia de Estoi.

"C.M.Faro"

Sem comentários: