14/09/2010

Faro no roteiro das grandes maratonas internacionais

Foi apresentada hoje na Câmara Municipal a primeira Eco-Maratona do Algarve que se realizará no próximo dia 10 de Outubro, no concelho de Faro. A Maratona do Algarve nasceu da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Faro, da Associação de Atletismo do Algarve e da Xistarca, empresa especializada em eventos desportivos que é responsável pela organização da Maratona de Lisboa, desde 1986 e a organização convidou para madrinha deste evento a campeã olímpica Rosa Mota.

 A cidade de Faro a edição inaugural da Maratona do Algarve, que visa, entre outros objectivos, inscrever o seu nome no roteiro das grandes maratonas populares que têm lugar, regularmente, nas grandes capitais e principais centros turísticos, movimentando mais de quatro milhões de praticantes em todo o mundo.
 As condições climatéricas da região, juntamente com a sua riqueza paisagística, são fortes argumentos para tornar a Maratona do Algarve numa das mais atractivas do diversificado calendário internacional, podendo tornar-se, a curto prazo, num dos eventos âncora da região.

Inscrita desde já na Associação Internacional dos Organizadores de Maratonas (AIMS), que congrega mais de três centenas de provas do género em todo o mundo, a Maratona do Algarve nasce no ano em que se comemoram os 2500 anos (490 A.C.) da legendária Batalha de Maratona.

Fazendo jus aos princípios que a caracteriza, a Maratona do Algarve quer associar-se, igualmente, ao espírito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, apresentando-se como uma das primeiras maratonas, em todo o mundo, em que serão adoptadas todo o tipo de práticas que permitam compatibilizar a eficácia organizativa com a responsabilidade perante o ambiente e a sociedade. 
A Maratona tem a partida marcada para as 9 horas na Pista de Atletismo da Câmara Municipal de Faro, desenrolando-se em duas voltas a um circuito que percorre as principais artérias da cidade e depois se alarga pela parte rural do concelho, passando sucessivamente por Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição, conforme mapa em anexo.

Do programa das provas, para além da Maratona (42,195 km), fazem parte também uma Meia-Maratona, com partida às 10.20 h e a anteceder, às 9.45 h duas provas de marcha/corrida nas distâncias de 6 000 e 10 000 metros, respectivamente, abertas a toda a população mediante inscrição prévia.
 Até ao momento, quando falta cerca de um mês para a realização da prova, já confirmaram a sua inscrição mais de três centenas de concorrentes, entre os quais meia centena de estrangeiros, provenientes de Espanha, França, Suécia, Estados Unidos e África do Sul, entre outros países.

Consulte o site oficial do evento: www.algarve-marathon.com
 
Percurso:

Circuito Eco Maratona

1 comentário:

Anónimo disse...

Participe da #maratona4570 que vai reunir quem é ligado em São Paulo e no esporte para apoio da candidatura do deputado federal Walter Feldman. Venha como quiser: vale bike, skate, patins, à pé, cadeira de rodas, venha com a camisa do seu time! Junte-se a nós nesse encontro pela democracia!
DATA: 26/09/2010
LOCAL: Av. Paulista (na escadaria da Gazeta)
CONCENTRAÇÃO: 10h