10/09/2010

Banda farense pré-nomeada para os MTV Europe Music Awards 2010

NOME,  assim se chama a banda farense pré-nomeada para os MTV Europe Music Awards 2010, com vista à eleição do Best Portuguese Act.
A banda figura numa lista dos 90 grupos e artistas nacionais escolhidos pela MTV Portugal. Deste conjunto são escolhidos 5 por responsáveis da MTV, imprensa, músicos e sponsors. Os cinco finalistas são conhecidos durante o corrente mês de Setembro. Depois, através da votação do público será encontrado um vencedor.

 A edição deste ano dos MTV EMA decorre a 7 de Novembro em Madrid, Espanha
NOME / dados biográficos:

«Os NOME existem desde 2004. Projecto nascido em Faro. Estilo: rock, cantado em português. Banda vencedora da primeira edição do concurso «+ Música», em 2005. Banda vencedora do concurso para abertura de três concertos dos Xutos e Pontapés no Algarve em 2006, ano em que os NOME gravaram uma primeira maquete com dois temas, cuja gravação contou com a participação especial de Elísio Donas, teclista dos extintos Ornatos Violeta. «Passo em falso» foi um dos temas: rodou na Antena 3, no programa Quinta dos Portugueses; pode ser ouvido em www.osnome.blogspot.com

Depois de alguns concertos em 2007 com bandas como The Gift ou Terrakota, entre outras, a banda passou por um período em que sofreu algumas alterações na formação. Até meados de 2008 saiu João Carlos e entrou Pedro Baptista para o baixo; entrou também Henrique Cabrita para as teclas; e mais tarde saiu Rui Duarte e entrou Paulo Franco para a bateria.

A banda iniciou então uma nova fase de composição e consequente preparação para entrar em estúdio, o que veio a acontecer no final de 2008. O disco sai em Dezembro de 2009, ano em que a banda dividiu o tempo entre o estúdio e os concertos, integrando os cartazes de eventos como a Semana Académica do Algarve, Semana Académica de Loulé, Festival Guadiana Fest, Noite Branca, e alguns espectáculos em nome próprio como nas comemorações do Dia da Cidade de Faro.

“Código Pele”, nome do disco, foi gravado por Luís Guerreiro e masterizado por Nelson Carvalho, estúdios Valentim de Carvalho. O primeiro tema apresentado foi «O Erro» em meados de 2009. O tema rodou nalgumas rádios do Algarve. “Retocou Baton”, “Segredo” e “Juliana”, temas online aqui no Myspace, fazem também parte de “Código Pele”, lançado a 4 de Dezembro de 2009 em concerto na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos – Faro.»

Para mais informações, visite a página da banda no myspace: http://www.myspace.com/osnome

Sem comentários: