23/08/2010

Pescadores e mariscadores queixam-se do lixo na Ria Formosa

Os pescadores e mariscadores da Ria Formosa, em Faro, queixam-se do amontoar de lixo e das descargas de águas poluídas no local, sentindo-se descriminados pela “excessiva” regulamentação para navegarem e a ausência de fiscalização da poluição do espaço.
 
Televisões, frigoríficos, pára-choques de carros, garrafas de plástico e sapatos são alguns dos objetos que se podem encontrar nas margens da Ria Formosa, numa visita ao local com pescadores.

Além disso, segundo os pescadores e mariscadores da ria, é possível ainda ver, em alturas de maré baixa, as descargas provenientes de quintas de suinicultura que "avermelham as águas" e "deixam um cheiro horrível".
"Fazem descargas dos porcos, há dias em que as águas aqui vêm vermelhas. Não sou eu que faço aquilo! A autoridade tem obrigação de conhecer a origem. Aí é que se haviam de preocupar. Não é com o canal pelo qual passamos, ou se andamos com motor ou não", queixou-se à agência Lusa o pescador Constantino.
Já Mário Faustino vai mais longe: "A nós proíbem-nos de andar com o motor ligado e de passar pelos canais principais. Já quanto a isto, que deviam fiscalizar, não fazem nada", afirma.
"diário digital"

Sem comentários: