30/08/2010

Folkfaro

O Grupo Folclórico de Faro, na ocasião dos seus 80 anos, organizou de novo o maior festival de folclore da região e seguramente um dos maiores do País. Animou Faro e os concelhos vizinhos durante uma semana e dois fins-de-semana.

Ontem teve lugar a sessão de encerramento no palco da Doca de Faro. Muitos dos nossos leitores assistiram a um espectáculo de grande qualidade. O folclore é um espelho da cultura de uma localidade, no seu falar, vestir, cantar, dançar e uso de instrumentos de trabalho tradicionais. Por este trabalho de grande alcance e interesse público devia ser mais apoiado. O Estado quase o despreza. É capaz de gastar fortunas com piroseiras elitistas tipo Allgarve, mas dá o desdém à genuína cultura popular.
A direcção e todo o Grupo Folclórico de Faro merecem um testemunho de apreço e de reconhecimento pelo muito que têm feito pela cultura algarvia.

Por: Macário Correia, presidente da câmara de Faro ao Correio da Manhã





Comentário Recebido Hoje:

É pena que se divulgue apenas o bom. O mau, que foi o ruído foi uma constante desde dia 21 de Agosto nas imediações do espaço onde os participantes estão alojados (Escola Secundária Pinheiro e Rosa)isso não se divulga. Eu pela minha parte estou insatisfeitissíma, quer com a organização, quer com os participantes, quer com a Câmara que foi quem deu autorização para os ensaios desde as 22h00 às 03h00.
Ora este horário numa zona meramente residencial não me parece de todo adequado.

Patrícia Bento

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Os grandes eventos têm necessariamente algum incómodo para reside nas imediações. É normal!! Se não fosse assim, não haveria a concentração de motas nem a feira de Santa Iria... E não há dúvidas que o FolkFaro é a maior realização cultural que se realiza na nossa cidade, e a projecta no mundo inteiro!
É pena que algumas pessoas só olhem para o seu umbigo...