09/06/2010

Presidente da República em Faro

 Dicurso do Presidente da República






O Presidente da República almoça hoje com cerca de três dezenas de personalidades que se distinguiram em 2009/2010, entre as quais o alpinista João Garcia, a actriz Daniela Ruah, o cantor Nuno Guerreiro e vários atletas. O almoço, que irá decorrer em Faro, insere-se no âmbito das comemorações oficiais do 10 de Junho, que este ano irão realizar-se naquela cidade algarvia

Entre os convidados para o almoço está o alpinista João Garcia, que será condecorado por Cavaco Silva no Dia de Portugal com o título de comendador da Ordem do Mérito.

A atriz Daniela Ruah, atualmente uma das co-protagonistas da série norte-americana "NCIS: Los Angeles", e o cantor e ex-vocalista da Ala dos Namorados Nuno Guerreiro estarão igualmente presentes no almoço com o chefe de Estado.

Ainda antes do almoço, o Presidente da República vai prestar homenagem a João de Deus, depositando uma coroa de flores no monumento no Jardim Manuel Bívar e, depois da cerimónia militar do içar da bandeira no Largo da Sé, terá lugar uma sessão Solene de boas-vindas ao chefe de Estado na Câmara de Faro.

Imediatamente antes do almoço, Cavaco Silva irá ainda gravar a mensagem do 10 de Junho dirigida às Comunidades Portuguesas

Ao final da tarde, Cavaco Silva assistirá ao lançamento do livro "Os Dias de Portugal -- Discursos de João Bénard da Costa" no Museu Municipal de Faro e inaugurará no Paço Episcopal de Faro a exposição do Museu da Presidência da República "Fotógrafos e Fotografia -- Retrato de Presidentes.

Antes do banquete oferecido pelo Presidente da República no Palácio Fialho, irá ainda ter lugar a tradicional sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático ao chefe de Estado.

A terminar o primeiro dia do programa oficial do 10 de Junho, Cavaco Silva irá assistir ao concerto de Viviane, no Jardim Manuel Bívar.
"lusa"

Discurso do Presidente Macário Correia

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, na Sessão Solene de recepção a Sua Excelência o Senhor Presidente da República por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Faro, 9 de Junho de 2010

- Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelência;
- Senhor Presidente da Comissão Nacional das Comemorações;
- Digníssimas entidades civis, militares e religiosas;
- Minhas Senhoras, Meus Senhores.

É com suprema honra que em meu nome, do Presidente da Assembleia Municipal, dos Vereadores e dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Faro, saúdo Vossa Excelência, Senhor Presidente da República, na chegada a Faro para presidir às cerimónias civis e militares do dia de maior referência no nosso orgulho histórico e patriótico: o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Constitui um grande orgulho para Faro e para o Algarve acolher os mais altos representantes do Estado Português, e cerca de duas centenas de membros do corpo diplomático acreditado em Portugal.
Neste dia, Faro acolhe Portugal e recebe de todo o mundo os que são o suporte e o garante das boas relações que mantemos com os outros Estados soberanos e organizações multinacionais.

A Câmara Municipal e a cidade desejam a todos uma óptima estadia, plena de significado institucional, mas que também possam usufruir do nosso passado vivo e marcante, bem como do nosso presente acolhedor e fraterno.

Estamos aqui no coração histórico da capital do Algarve, na Vila a Dentro, na Cidade Velha junto da Sé Catedral, do Paço Episcopal, do Seminário, do Castelo, do Convento da Senhora da Assunção, do Arco da Vila e junto das Portas do Mar, na margem da nossa paradisíaca Ria Formosa, dos belos canais, das ilhas e das praias únicas.

Aqui foi a Ossónoba fenícia, neste pequeno morro da Sé, onde mais tarde a comunidade cristã desenvolveu o culto de Santa Maria, por isso fomos também Santa Maria de Ossónoba. Depois no período árabe fomos a Santa Maria do Ocidente, posteriormente Santa Maria de Farum, baptizada pelos cruzados. A partir do século XVIII Faro. E com a categoria de cidade desde 1540.

Desta origem milenar foram-se alargando fronteiras e surgindo Conventos (S. Francisco, Santo António dos Capuchos, entre outros), palácios (Bívar, Pantojas, Belmarço, Fialho e tantos outros), igrejas e outros edifícios monumentais. E na 2ª. metade do século passado chegou o aeroporto internacional e a Universidade do Algarve.

Nos arredores da cidade orgulha-nos o passado romano bem presente nas ruínas de Milreu, hoje monumento nacional.(ler mais)

Sem comentários: