22/04/2010

Destruição ilegal da Esplanada do Restaurante Metris Planet - Largo São Pedro Faro


Caros senhoras e senhores,

Boa noite,
É com grande tristeza e desilusão que escrevo pela primeira vez neste blogue, pois o tema relativo à cidade de Faro que me traz aqui é muito sério e grave e urge ser informado.

  Queria relatar todos os factos relativos à tremenda ilegalidade, descabimento e falta de bom senso por  parte do executivo camarário liderado pelo Presidente Macário Correia na acção que foi tomada com a destruição sem qualquer tipo de notificação prévia da Esplanada legal do Restaurante Metris Planet.
Esta acção completamente inacreditável e absurda revela a todos os níveis uma tremenda falta de tacto, sensibilidade e respeito pelos munícipes e empresários de Faro a exemplo de várias acções já tomadas na governação deste executivo.

Tive acesso a todos os factos que considero chocantes e documentos deste processo absurdo que aqui vos disponho:

1.      Documentos comprovativos da legalidade da Estrutura da Esplanada e sua cobertura a utilizar apenas nos meses de Inverno, das taxas pagas. Alvarás para Música ao Vivo e respectivas Licenças de Ruído.

2.      Fotografias da Esplanada antes da sua Destruição, durante a mesma e após.

3.      Vídeos da completa destruíção sem qualquer tipo de contemplação nem aviso prévio, efectuada manualmente, com o uso de motoserras e máquinas electricas por cerca de 25 funcionários da Câmara Municipal de Faro.

4.      O Mandado de Notificação efectuada sem aviso prévio no próprio dia, para a Remoção da Esplanada e posterior Notificação para Pagamento da Destruição da Esplanada efectuada pelos funcionários da CMF.

5.      Finalmente  cartas desesperadas e indignadas de municipes, pais dos jovens empresários detentores do Restaurate, dirigidas à Assembleia Municipal realizada 15 de Abril de 2010:
Links:
 
Carta 1:
Carta 2:
Documentação Relativa Esplanada Restaurante Metris Planet: http://s795.photobucket.com/albums/yy235/largosaopedro/Documentos%20Relativos%20Esplanada%20Restaurante%20Metris/

Fotografias Antes da Destruição: http://s795.photobucket.com/albums/yy235/largosaopedro/A%20Esplanada%20Restaurante%20Metris%20Planet%20tal%20como%20era/

Fotografias da Destruição: http://s795.photobucket.com/albums/yy235/largosaopedro/Destruicao%20Esplanada%20Rest%20Metris%20Planet/

Fotografias do Espaço após a Destruição: http://s795.photobucket.com/albums/yy235/largosaopedro/Espaco%20Restaurante%20Metris%20Depois%20Destruicao/



Links dos Videos Youtube:

Video Cronológico: http://www.youtube.com/watch?v=H_qU76Pag6Q

Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=0T8lxwqRJKU

Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=N4xx1QV_YfM&feature=channel

Video 3: http://www.youtube.com/watch?v=ib2R54cQvzM&feature=channel

Video 4: http://www.youtube.com/watch?v=wC31Hm1YtH8&feature=channel

Video 5: http://www.youtube.com/watch?v=YYaWRk9-d1w&feature=channel

Video 6: http://www.youtube.com/watch?v=if95Aq8CdKw&feature=channel

Video 7: http://www.youtube.com/watch?v=Wldu0fHwV-c&feature=channel

Video 8: http://www.youtube.com/watch?v=qHhW1deCK8o&feature=channel

Video 9: http://www.youtube.com/watch?v=HweB6gnu5Fs&feature=channel

Após análise de todos os documentos, vídeos e fotos e para conclusão:

Porque razão uma esplanada devidamente avaliada e autorizada pelas entidades camarárias durante mais de 15 anos, é totalmente destruída de um dia para o outro sem qualquer explicação ou informação apenas porque existiu uma mudança do presidente da Câmara, que tem possui ideias completamente discricionárias e ditatoriais que vão contra tudo  já existente.

Na minha opinião, as empresas que apostam em Faro não podem funcionar assim. As empresas precisam de estabilidade governativa para poderem investir o seu tempo, esforço, trabalho e dinheiro e poderem daí obter um retorno do seu investimento por maior ou menor que seja. É profundamente inaceitável que uma empresa com pouco mais de um ano e faz investimentos de milhares de euros para passados 2 meses ficar sem nada apenas por discrição de um presidente recém eleito.

Fala-se que a Câmara pretende deitar abaixo todas as estruturas semelhantes existentes em Faro.  Veja-se também o caso polémico da Esplanada também autorizada do Taco d´Ouro. Com que objectivo? Será que o lema deste país já não se rege por ideias de democracia, progresso e oferta de oportunidades?  Se com a situação actual já de si difícil está a levar a que as empresas tenham que fechar, com a destruição descabida incompreensível proletada pelo Sr. Macário Correia a situação torna-se ainda mais insustentável.

Pergunto:

É assim que se pretende criar riqueza?
É assim que se pretendem criar postos de trabalho?
É assim que se combate a crise?

Que razões obscuras levaram  o  presidente e a Câmara de Faro a tomar a posição que tomaram?

Saliente-se que o próprio presidente Macário Correia que mandou executar esta acção  esteve durante a campanha eleitoral numa atitude de grande hipócrisia no restaurante, junto dos responsáveis da empresa elogiando o restaurante e a sua esplanada (há testemunhas disso).

Na minha opinião a cidade precisa de uma governação que olhe por elas que saiba os seus problemas e trabalhe para elas. Faro não precisa de uma governação prepotente ditatorial,  que governa de acordo com os seus interesses ou gostos pessoais e que não se preocupa minimamente com os problemas das pessoas, suas empresas e actividades.  Pelo que se percebe este executivo chegou a Faro e concluiu porventura toda a cidade está mal e por isso tem que se mudar tudo e todos!!   Num curto prazo vejo um cenário em que será melhor a população e empresas fugirem todas desta cidade porque este executivo irá combater sem qualquer contemplação e respeito tudo e todos, até se tornar impossível a sobrevivência da população, empresas e economia farenses nesta cidade.  Peço aos farenses que comecem a abrir os olhos para o que vai acontecendo nesta cidade e acordem da letargia em que estão e não deixemos este senhor  Presidente Macário Correia cortar as pernas, a todos os farenses principalmente os que querem o bem e fazer algo de positivo pela cidade.

Fica o meu sincero desejo: Que o actual presidente da Câmara Municipal de Faro não complete o seu mandato porque isto será o fim de Faro e dos sonhos dos farenses.

Obrigado pela atenção e um bem haja a todos.

António Cordeiro Santos

Esplanadas em Faro

 

1 comentário:

Anónimo disse...

andas a ver se vais la beber e comer a pala. hahahahaahaahah

ADOLFO