19/01/2010

Guilherme Portada não quer ver Faro “de costas voltadas” para a universidade


O novo presidente da direcção geral da Associação Académica da Universidade do Algarve, Guilherme Portada, tomou posse na passada quinta-feira e assumiu o propósito de tentar que a cidade não esteja “de costas voltadas” para a universidade.
“Assumimos o cargo com motivação para trabalhar numa melhor inserção deste pólo universitário no concelho de Faro, que muitas vezes está de costas voltadas para a UAlg”, disse o estudante, de 20 anos e aluno do curso de Economia, que estará no cargo durante o próximo ano.
O dirigente associativo acredita que os cidadãos vêem os estudantes “como os que fazem barulho e bebem copos”. “Vamos trabalhar, em conjunto com a câmara, no desenvolvimento de mais actividades e parcerias para que nos vejam com outros olhos”, salientou Guilherme Portada.
Dois destes exemplos passam pela organização do maior evento académico a sul do país – a Semana Académica, que este ano celebra o 25.º aniversário – e pela extensão da oferta de serviços desportivos disponibilizados pela associação à população farense, aqui com a exigência de um novo pavilhão desportivo, “que sirva Gambelas e a freguesia do Montenegro”, reclamou o dirigente.
Também os transportes vão estar na mira da nova gestão da associação académica, declarou Guilherme Portada. Os estudantes querem ver mais ligações entre a cidade e os «campis» da Penha e de Gambelas, incluindo horários nocturnos.
Outros objectivos passam por resolver “pontas soltas”, nomeadamente relacionadas com o Processo de Bolonha; estar “mais perto” dos estudantes e exigir mais bolsas de apoio social; e executar o projecto da nova sede.
O novo presidente da associação académica da UAlg revelou que, após as entidades locais, uma das primeiras reuniões a agendar será com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, para lhe transmitir os seus pensamentos.
Em Abril, anunciou Guilherme Portada, a AAUALG vai organizar um encontro nacional de associações de estudantes e associações académicas, o qual deverá contar com cerca de 100 participantes.
A tomada de posse dos corpos sociais da associação académica da universidade algarvia contou com a presença do reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia.
Eduardo Gonçalo, o anterior líder da associação, marcou o discurso de saída com o retrato do trabalho efectuado no último ano, destacando os projectos da Academia 21 e do Gabinete de Saídas Profissionais.

Sem comentários: