28/01/2010

Enfermeiros Param o Trânsito em Faro



Centenas de enfermeiros em protesto pararam hoje o trânsito na Rotunda do Hospital, em Faro. Palavras de ordem contrastaram com as buzinadelas de condutores mais impacientes.
De batas brancas e palavras de ordem bem treinadas, os enfermeiros manifestaram-se hoje na Rotunda do Hospital em Faro, conseguindo mesmo parar o trânsito durante alguns minutos naquela que é a principal via da capital algarvia.
"Não estamos em saldos" e "Exigimos remuneração adequada à formação" foram as expressões mais ouvidas durante a manifestação.
O protesto ficou ainda marcado por muitas buzinadelas dos automobilistas que, inesperadamente, se viram envolvidos na acção.
Recorde-se que os enfermeiros estão em greve desde as 08h00 de 27 de Janeiro, até às 00h00 de dia 28 de Janeiro. Estes profissionais reivindicam junto do Ministério da Saúde um salário equiparado ao grau de licenciatura, uma vez que ainda são remunerados como bacharéis.
Segundo Nuno Manjua, da delegação do sul do Sindicato dos Enfermeiros, em declarações ao Observatório do Algarve, a adesão à greve rondou os 100 por cento no turno da noite de quarta para quinta-feira, nos três hospitais do Algarve.
No turno da manhã de quinta-feira, Nuno Manjua adianta que o Hospital de Faro teve uma adesão de 93 por cento, o Hospital de Portimão 98 por cento e o Hospital de Lagos registou 83 por cento dos enfermeiros em greve.
“Esta é uma adesão sem precedentes assim como é a concentração que está a acontecer nos Hospitais de Faro e de Portimão”, diz o sindicalista.
Instado a reagir ao pedido de “bom senso” feito pela Ministra da Saúde, Nuno Manjua diz que gostava de perceber “a que é que a Ministra se refere”.
“Aquilo que nós fazemos, e temos feito quando decretamos as lutas, somos responsáveis. Nos serviços mínimos, as situações de urgência, os enfermeiros estão lá para assegurar”, comenta.
Mais de 200 enfermeiros oriundos do Algarve estão confirmados para se deslocarem amanhã a Lisboa, para participarem numa marcha nacional de protesto que irá ligar o Ministério da Saúde ao Ministério das Finanças.





  
"Observatório do Algarve"

Sem comentários: