17/04/2012

A cadeia comarcã - clip 3D

Durante muito tempo, a cadeia comarcã situou-se no largo que lhe usava o nome, o Largo da Cadeia, hoje Praça Ferreira de Almeida. Tratava-se de um edifício de reduzidas dimensões. Era seu proprietário o Dr. Filippe Alistão que, em 1851, cobrava de renda mensal 600 réis.
A prisão ocupava o 1º andar do edifício e estava a uma altura superior ao usual. As instalações eram pequenas, obscuras e húmidas. Na fachada, a parede mais larga, possuía três janelas no 1º andar. As janelas das células deitavam para o exterior pelo que quem lá estava via o sol aos quadradinhos e podia até pedir um cigarrinho para matar o vício. Para receber essas ofertas, os reclusos serviam-se de uma alcofinha que descia ao nível do transeunte benfeitor.

O edifício há muito que não tinha condições físicas ou higiénicas para a função que estava a desempenhar. Em 1856 foram feitos importantes reparos para maior segurança dos presos. Fizeram-se dois alçapões novos, travessões de ferro numa das portas, para melhorar a sua eficiência, e chumbaram-se as grades das janelas. 

Em 1863 foi removida a escada que dava acesso ao 1º andar. Em seu lugar construiu-se uma nova. Apesar de todas estas obras, os presos estavam mal acomodados por falta de espaço, falta de condições de higiene e pela facilidade de comunicação entre si e com o exterior. Para as necessidades fisiológicas dos reclusos havia uma latrina, pelo menos desde 1869. O carcereiro, em meados dos anos oitenta, recebia a remuneração mensal de 5$000 réis.
Eram frequentes as tentativas de evasão que, por vezes, eram bem sucedidas. Em 1847, houve um arrombamento feito pelos presos da cadeia. A notícia não indica se foram bem ou mal sucedidos. Sabe-se apenas que tentaram evadir-se e que causaram importantes estragos que, posteriormente, foram reparados.

Em Junho de 1852 houve nova evasão. Esta foi bem sucedida. As despesas feitas para repor o edifício em condições de albergar os reclusos importaram em 16$755 réis.
Em 1868 foi nomeado um novo carcereiro para a cadeia pública porque o que desempenhava essas funções havia sido preso provavelmente por ser considerado responsável pela fuga de dois reclusos.

(...)No final dos anos oitenta, o governo decidiu instalar a cadeia no edifício do antigo Convento dos Capuchos. As obras de adaptação, em Outubro de 1890, iam bastante avançadas.

O clip ainda não está na minha página pessoal. Página que, convém sempre realçar para efeitos da "CULTURA", não tem fins comerciais.


Luis Santos
faroalgarve3d

Sem comentários: