27/02/2012

Taxistas vão aprender inglês gratuitamente

Os taxistas vão poder aprender gratuitamente inglês e técnicas de acolhimento através de uma formação anunciada esta segunda-feira pelo Turismo de Portugal.

O projecto 'Welcome by Taxi' ('Boas-vindas pelo táxi') vai arrancar a 2 de Abril e as inscrições estão abertas na primeira fase aos motoristas de Lisboa, Porto e Faro, segundo o Turismo de Portugal.
Além da língua inglesa, a formação inclui as áreas da "hospitalidade, como a imagem, comportamento e cortesia no atendimento".

O projecto visa ainda preparar os taxistas para identificarem as principais atracções turísticas das cidades onde trabalham e aconselharem os visitantes quanto a espaços de animação, restaurantes, bairros típicos, cafés, museus, esplanadas ou jardins.
A formação, dividida em dois módulos de 25 horas, dará automaticamente acesso ao selo de qualidade 'Welcome By Taxi', criado pela autoridade turística nacional e que funcionará como uma "ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua actividade".

Por outro lado, "a frequência desta acção de formação deverá ser reconhecida para efeitos de renovação do Certificado de Aptidão Profissional de motorista de táxi pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)", informou o Turismo de Portugal.
Depois de Lisboa, Porto e Faro, o projecto deverá ser alargado a todo o país, através das 16 escolas de hotelaria e turismo. 

O projecto do Turismo de Portugal tem o apoio do IMTT, da Associação Turismo de Lisboa, da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), da Federação Portuguesa do Táxi, da Esquadra de Turismo do Porto, da ATC-Porto Tours (Associação de empresários para o desenvolvimento do turismo cultural no Porto), da Câmara Municipal do Porto - Departamento de Turismo e da Entidade Regional do Algarve.

Para o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, iniciativas como esta são de "toda a importância", porque uma "classe [profissional] bem formada tem mais possibilidade de sucesso".
"É benéfico para o turismo", acrescentou o responsável à Lusa, sublinhando que actualmente há muitos motoristas a falar "inglês e outras línguas, mas é sempre boa uma reciclagem".

Sem comentários: