27/02/2012

“Espero que haja dinheiro para ponte”

O estado da ponte para a praia de Faro torna necessária a construção de uma nova ligação. A obra está prevista no âmbito do Polis Litoral da Ria Formosa, mas com as restrições financeiras, Macário Correia teme que o projecto não avance. "Pelo estado em que está a actual ligação, eu espero que haja dinheiro para a nova ponte",

A ponte está em péssimas condições, actualmente, e já há algum tempo que não podem circular na ponte veículos pesados", referiu o autarca. "Para a circulação de ligeiros, para já não há perigo, mas oxalá as restrições financeiras não ponham em causa o projecto", acrescentou.

Na última semana, a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa anunciou que o projecto de execução da nova ponte para a praia de Faro devia estar concluído até Junho. Mas, para Macário Correia, "isso ainda é a fase de papéis". Por isso, o autarca tem esperança de que, "no final do ano, se possa fazer o concurso para a execução da obra".

A reforçar os receios do autarca estão os cortes que o Governo já anunciou intenção de efectuar nos vários programas Polis. Para esclarecer dúvidas em relação ao Litoral da Ria Formosa, os autarcas abrangidos (Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, além de Faro) já solicitaram uma reunião com a ministra do Ambiente. O pedido foi feito há cerca de 15 dias, mas ainda não obteve resposta. 

"BICICLETAS E PEÕES VÃO TER VIAS PRÓPRIAS"

A nova ligação à praia de Faro prevê que se mantenha apenas uma faixa para a circulação rodoviária, a funcionar em sentido alternado. Por outro lado, serão feitas vias para bicicletas e peões, de acordo com o anunciado na última semana pela Sociedade Polis. A ponte actual só será demolida quando a nova estiver construída. O projecto inclui um novo serviço de transporte entre a praia e o parque de estacionamento exterior. O orçamento total é de 3,65 milhões de euros, com 2,2 milhões apenas para a melhoria das acessibilidades à praia.

2 comentários:

Anónimo disse...

A ser feita,o que duvido, lá vai continuar a burrice de quem pensa pequeno,pois com dois sentidos mais rápidamente se escoa o transito .Não aprenderam nada com o Marquês de Pombal.

Anónimo disse...

Uma ponte não se faz em poucos dias, certo? Estamos no mes de Março e com as previsões meteorológicas existentes parece-me que vamos ter movimento na praia bem cedo.... vão fazer uma nova ponte quando?