17/12/2011

Testes de álcool a funcionários da Câmara de Faro

A Câmara de Faro vai avançar com a realização de testes de alcoolemia aos funcionários, dentro de cerca de três meses. Os trabalhadores que tiverem dois resultados positivos (taxa igual ou superior a 0,5 gramas de álcool por litro de sangue) incorrem num procedimento disciplinar.

Macário Correia, presidente da Câmara, diz que o alcoolismo "é um problema que existe" e que há "alguns casos" na autarquia. Mas frisa que o objectivo "é sobretudo fazer pedagogia e ajudar as pessoas".
Segundo o projecto de regulamento, que se encontra em apreciação pública e ainda terá de ser votado pela Assembleia Municipal, os testes realizar-se-ão mensalmente, sendo sorteados aleatoriamente oito trabalhadores (quatro efectivos e os restantes suplentes).

Estão ainda sujeitos a testes os funcionários que indiciem estado de embriaguez, bem como os trabalhadores que intervenham em qualquer acidente ou incidente em serviço.
O trabalhador com resultado positivo pode submeter--se a novo teste nos dez minutos seguintes e ainda requerer a contraprova por análise de sangue. 

Estão previstas medidas de acompanhamento e encaminhamento de trabalhadores com problemas de alcoolismo.

Sem comentários: