24/12/2011

Hotel de luxo fecha

O hotel de luxo Monte do Casal, em Estoi, concelho de Faro, está encerrado desde o início do mês. Os funcionários suspenderam os contratos.

Os 15 trabalhadores que ainda estavam no empreendimento de cinco estrelas suspenderam ontem os respectivos contratos de trabalho, alegando ordenados em atraso. Segundo sabe o CM, os trabalhadores receberam o último ordenado em Novembro (referente a Outubro). Além destes, existem ainda mais seis funcionários, que terminaram os contratos entre Setembro e Novembro, que também alegam ordenados em atraso. O valor em dívida deve ascender aos 20 mil euros. O CM tentou contactar o proprietário, mas não foi possível, uma vez que o dono da unidade hoteleira já não se encontra em Portugal.






Monte do Casal em insolvência

"Tenho dois filhos, mais um a caminho, e a minha mulher está desempregada. Não sei como é que me vou governar agora". As palavras são de César Guerreiro, 29 anos, um dos 21 trabalhadores que ficou sem emprego, após a insolvência da empresa Monte Casal, que explorava o hotel de luxo com o mesmo nome, há 25 anos.

Segundo apurou o CM, a empresa, do inglês William Hawkins, 56 anos, terá dívidas (à banca, Estado e fornecedores) que rondam os 800 mil euros. Há pouco tempo foi criada uma outra empresa, a Paradise Scenery, em nome do pai de Hawkins, para onde foram transferidos os contratos dos trabalhadores. Mas, nem assim foram regularizados os vencimentos.

"Ainda não recebemos o ordenado de Novembro e os subsídios de férias e de Natal", diz ainda César Guerreiro, que era subchefe de sala no hotel de cinco estrelas há 19 meses.
De William Hawkins os trabalhadores só sabem que regressou a Inglaterra. Ontem ficou definido que a assembleia de credores decorre dia 22 de Fevereiro.

Com o hotel ao abandono desde o início da semana, ontem de madrugada foi arrombada uma janela e foram furtados alimentos e garrafas de vinho do Porto. A GNR esteve no local a investigar.

Sem comentários: