As cidades de Braga, Coimbra e Faro contam, a partir de hoje, com mais um meio de socorro: uma mota de emergência médica, que permite a um técnico de ambulância de emergência chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente, anuncia o INEM em comunicado.
"A agilidade da mota, quando comparada com a de uma ambulância no meio do trânsito citadino, é a principal vantagem relativamente aos meios de socorro tradicionais. Este meio de socorro visa contribuir para a melhoria dos cuidados de emergência médica pré-hospitalar prestados às populações" daquelas cidades, adianta.
A mota é tripulada por um técnico de ambulância de emergência e está equipada com um aparelho de desfibrilhação automática externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de Suporte Básico de Vida, equipamento necessário para “a estabilização da vítima até que estejam reunidas as condições ideais para o seu eventual transporte”, acrescenta o INEM.
Até agora, apenas existiam estes meios em Lisboa e no Porto. Entre julho de 2004 e dezembro de 2010, as motas assistiram 16.004 vítimas.
Sem comentários:
Enviar um comentário