09/06/2011

Elevador prende idoso em casa

Há seis meses que não consigo sair de casa". A queixa é de Joaquim Maurício, 81 anos, que vive no 6º andar de um prédio, na Av. 5 de Outubro, em Faro, que desde Dezembro que não tem elevador.

O idoso, com dificuldades de mobilidade, não consegue descer os degraus, que se tornaram na única forma de os moradores saírem do prédio, construído em 1965. Os dois elevadores foram vedados por fiscais da Câmara de Faro por "estarem obsoletos". 

"Os outros moradores já conseguiram arranjar dinheiro suficiente para a entrada para um novo elevador, mas o meu senhorio ainda não pagou ao condomínio", diz António Maurício, 57 anos, que mora com o pai, Joaquim.
"E se acontece alguma coisa ao meu pai? Estas escadas são demasiado apertadas para passarem as macas. Seis meses é demasiado tempo para a situação andar a arrastar-se", reforça. 

José Luís Sousa, senhorio do apartamento de Joaquim Maurício e proprietário de mais três fracções no edifício, admite o atraso, mas diz já estar a tratar do assunto. "É um prédio com rendas muito baixas, das minhas fracções tenho rendas de 60 euros mensais, e as reparações são caras, mas já acordei num orçamento para um dos elevadores [26 mil euros] e já tenho o cheque da minha parte pronto a entregar", garante.

Sem comentários: