04/05/2011

Transportes e estacionamento com novas regras

Foram aprovadas na Assembleia Municipal, realizada no passado dia 27, um conjunto de medidas que corporizam uma nova filosofia de gestão de transportes e estacionamento no concelho. Faro precisa de acções concertadas neste domínio para superar os estrangulamentos de décadas que se fazem sentir e avançar no sentido de promover as condições de mobilidade dos cidadãos. É isso que estamos a fazer.

Desde logo, foi aprovado o lançamento de um concurso público de transportes de passageiros que irá alargar substancialmente a cobertura da rede através da criação de novos circuitos, entre os quais se destaca as ligações ao Aeroporto que visam apostar na afirmação do turismo e permitir que Faro usufrua da sua vantagem de proximidade com esta importante infra-estrutura. Vamos ter mais transportes a um custo mais reduzido.

Por outro lado, foi decidido alargar as zonas de estacionamento tarifado. Deste modo, ficam melhor salvaguardados os direitos dos moradores a quem serão atribuídos cartões de residente que lhes permitem o estacionamento gratuito nestas bolsas tarifadas e protegem-se melhor as zonas de comércio e serviços, pois o parqueamento tarifado aumenta a rotatividade, cuja inexistência constituía um estrangulamento nessas artérias. Mais zonas tarifadas asseguram melhor o interesse dos residentes.

Ainda no que se refere aos cartões de residente, foi aprovada uma alteração pontual de modo a dividir as actuais 2 zonas em várias subzonas. Esta decisão tem como finalidade garantir a igualdade de tratamento entre quem tem cartões de residente e quem não os tem, de molde a que o seu uso se circunscreva apenas à subzona em que se encontra a residência do respectivo titular.

Deste modo, estamos a valorizar a mobilidade em Faro, promovendo alternativas ao uso de viatura particular, assegurando os interesses dos moradores e promovendo a rotatividade do parqueamento. Faro avança na mobilidade.

Zonas de estacionamento de Duração Limitada – novas ruas abrangidas

• ZONA A (Verde):
o Largo de são Pedro
o Rua do Bocage
o Rua Eng. Aboim Sande Lemos
o Praceta Prof. Franklim Marques
o Rua Prof. Franklim Marques
o Rua D. Teresa Ramalho Ortigão
o Rua da P.S.P.
o Rua Dr. Pereira de Sousa
o Rua Caçadores 4
o Rua Dr. Francisco Lázaro Cortes
o Rua Reis Dâmaso
o Rua Manuel Penteado
o Rua José Maria Brandeiro
o Rua do Albergue

• ZONA B (Laranja):
o Travessa do Alto

Sem comentários: