03/05/2011

Festa da Pinha- Estoi

Começou às 07h00 de ontem e terá terminado já perto das primeiras horas de hoje. Durante quase 17 horas os habitantes de Estoi (e não só) celebram a Festa da Pinha. E nem o facto de, este ano, ter sido numa segunda-feira abrandou os tradicionais festejos.

As primeiras pessoas chegaram ao centro da aldeia de Estoi, em Faro, ainda na madrugada, altura em que começaram a adornar com flores e plantas os cerca de 30 tractores que desfilaram, juntamente com dezenas de cavalos e respectivos cavaleiros, por cerca de 10 quilómetros, num trajecto que incluiu passagens pelo Coiro da Burra e Santa Bárbara de Nexe e que terminou num terreno da mata do Ludo, já no concelho de Loulé.
Quase duas mil pessoas juntaram-se para o almoço, bem regado com cerveja e medronho, até perto da 19h00. Nessa altura desfilaram de regresso a Estoi, para uma queimada perto da ermida local. "Tenho 53 anos e desde os 9 que venho à festa. Só tenho o cavalo para vir aqui", disse Américo da Caldeira, um dos participantes no desfile.

Sem comentários: