18/05/2011

Faro estara preparado para uma catástrofe natural?













Ver mais fotos de Paulo Ribeiro aqui


ENQUANTO UNS LUTA POR SALVAR VIDAS E OS SEUS BENS... OUTROS LUTAM POR SE SALVAR A ELES PRÓPRIOS... PSD EM CAMPANHA

POR OUTRO LADO OUTROS APROVEITAM A MARÉ...














A região algarvia, muito particularmente no concelho de Faro, foi assolada esta quarta feira por uma precipitação intensa localizada que obrigou a uma pronta intervenção das entidades competentes. No concelho de Faro as freguesias mais afectadas foram as de Montenegro, Sé e São Pedro, tendo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Faro recebido 128 pedidos de ajuda, a maioria referentes a situações de pequenas inundações em garagens, casas térreas e nalgumas ruas.

Uma nota de imprensa emitida pela Câmara de Faro, revela que nas operações estiveram envolvidos 12 veículos e 45 elementos da Força Operacional Conjunta de Bombeiros de Faro, meios humanos e equipamentos da Câmara Municipal, FAGAR e das Juntas de Freguesia. A autarquia salienta também o envolvimento da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana.

As operações tiveram início às 10:21 horas e a conclusão cerca das 16:16 horas, exceptuando uma operação que decorreu em São Luís, numa garagem inundada onde os trabalhos tiveram de ser prolongados até mais tarde.

Com o intuito preventivo, o Serviço de Protecção Civil da Câmara de Faro, divulgou medidas de auto-protecção contra inundações, nomeadamente através do site da autarquia.

De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Meteorologia do Aeroporto de Faro, entre as 09:00 e as 12:00 horas de hoje verificou-se uma precipitação extremamente forte na ordem dos 80 litros/m2, quando o valor médio é de 15 a 20 litros/ m2 dia no Algarve. 



Cheias em Faro: imagens exclusivas (vídeos)


Mais noticias aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Não, Faro não está preparado e acima de tudo, não tem meios nem materiais nem fisicos, para actuar perante uma população irritada de tanto não fazerem nada!!!E depois no dia aseguir mandam a Fagar limpar as ruas, mas não limpam as sargetas. Ainda entopem mais, pois a areia que estava nas ruas corre toda para onde.....tcharammmm....surpresa....para as sargetas.....
Podem ver isso com os vossos olhos ao pé do Palácio Belmarço que hoje pela manhã estava uma equipa a fazer uma limpeza dos passeios e limpar as sargetas,nada...ainda estão lá carregadas de areia, paus e outras coisas que foram arrastadas pela água de ontem.....Nem foram mexidas. Obrigada Fagar continuaremos a pagar as nossas contas, cujas taxas subiram, mas o vosso serviço continua a descer|

Anónimo disse...

Aqui está mais uma reclamação que fiz á Fagar, ainda sem resposta, mas que irei continuar a insistir, antes que da próxima vez seja pior.
Se não tiver resposta da parte da entidade responsável pela limpeza das fossas irei pessoalmente á Assembleia questionar porque é que não tenho respostas.

"Boa tarde,

Mais uma vez lamento a limpeza de sargetas não ter acontecido no Largo D. Marcelino Franco, nem na Rua Veríssimo de Almeida, tendo em conta que ainda não choveu como deve ser outra vez, devem estar á espera que desta vez a chuva coincida com a Maré.
A limpeza que andaram a fazer, mais valia terem ficado quietos, porque pelo menos a areia não estavam imediatamente dentro das sargetas, que foi para onde ela foi com a vossa limpeza.
Mais uma vez peço que por favor façam a limpeza das sargetas, retirando objectos que se encontram lá dentro e aproveitem para fazer uma revisão nas tampas das águas pluviais dado que algumas não se conseguem retirar por falta de terem apoio para os ganchos. Não é que voçês as retirem em caso de cheia, mas nós moradores precisamos de as retirar para a água escoar mais rápidamente, pois as sargetas que voçês não limpam estão sempre entupidas."