29/04/2011

INAC lança concurso para substituir base da Groundforce em Faro

Regulamento do concurso público para seleccionar novo operador de handling para a escala algarvia está em consulta pública até 13 de Maio.

O Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) está prestes a lançar o concurso para substituir a escala da Groundforce em Faro, que foi encerrada em Fevereiro, deixando perto de 300 pessoas sem emprego.

O regulamento do concurso, que foi ontem colocado em consulta pública, exige aos candidatos capacidade técnica e financeira para assegurar a operação. Tendo em conta os prazos definidos pelo regulador, o processo não deverá estar finalizado antes de Julho.

As entidades interessadas têm até 13 de Maio para enviar comentários ao regulamento do concurso, refere o site do INAC. Posteriormente, o regulador decidirá se incorpora as sugestões de terceiros e, por fim, lançará o concurso.

O prazo das candidaturas termina ao final "do trigésimo sétimo dia útil seguinte à data do envio para publicação no Jornal Oficial da União Europeia", o que significa que, até à fase de selecção de propostas, deverão passar mais de dois meses.

O regulamento prevê que os candidatos cumpram requisitos mínimos de capacidade técnica para assistir o fluxo de voos do aeroporto de Faro. Além disso, refere que só serão apuradas empresas viáveis, exigindo uma "autonomia financeira igual ou superior a 15 por cento" e que tenham um "capital próprio superior a metade do capital social".

Cada candidato só poderá apresentar uma proposta, sendo que os factores de avaliação com mais peso são a adequação dos meios materiais e humanos, representando 60 por cento da avaliação final, refere o regulamento. E o júri do concurso será constituído por cinco membros, todos funcionários do INAC.

A abertura deste concurso tornou-se obrigatória com o encerramento da escala da Groundforce em Faro. Esta operadora de handling, controlada pela TAP, decidiu fechar a operação, alegando que não tinha viabilidade financeira.

Mais de 300 pessoas ficaram sem emprego e, por agora, o serviço passou para as mãos da principal concorrente, a Portway - detida pela gestora aeroportuária ANA.

Sem comentários: