25/03/2011

Videovigilância só ao trânsito

A Câmara Municipal de Faro está a instalar, nas principais artérias da cidade, câmaras de vigilância destinadas à regularização do tráfego rodoviário. As principais entradas de Faro, as avenidas Calouste Gulbenkian e Almeida Carrapato e a Baixa da capital algarvia são os locais onde serão instaladas seis câmaras. "O objectivo destas câmaras é vigiar o trânsito e ajudar a Polícia de Segurança Pública no controlo rodoviário na cidade" explicou ao Correio da Manhã Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro.

A autarquia disponibilizou cerca de cinco mil euros para implementar este dispositivo na cidade. Macário Correia quer o sistema a funcionar em Faro "dentro de um mês".
Por outro lado, o autarca farense não tem dúvidas sobre a legalidade da medida. "As câmaras instaladas não servirão para vigiar as pessoas, mas unicamente o fluxo de trânsito, como já acontece em algumas cidades do País", salientou. No entanto, Macário Correia admite que, no futuro, as câmaras de vigilância possam vir a ser utilizadas para reforçar a segurança de pessoas na capital algarvia.

"Quando a Comissão de Protecção de Dados permitir o visionamento das pessoas, aumentaremos o número de câmaras, de modo a podermos dar maior segurança aos munícipes farenses", referiu Macário Correia.

Sem comentários: