14/03/2011

Governo Civil de Faro ofereceu bicicleta adaptada à ACAPO

As crianças e jovens com deficiência visual do Algarve já dispõem de uma bicicleta adaptada à sua condição física. 

O equipamento foi oferecido pelo Governo Civil de Faro, à Delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), durante as comemorações do 9º aniversário desta instituição.

Durante a cerimónia realizada na sede da ACAPO, que contou com a presença de vários sócios e dirigentes, a governadora civil de Faro Isilda Gomes realçou precisamente a importância desta nova experiência, como contributo para a inclusão social das crianças e jovens com problemas visuais.

“O cidadão comum tem de consciencializar-se, cada vez mais, do seu papel na inclusão de todos os que se defrontam diariamente com dificuldades, pois de outra forma não seremos, verdadeiramente, uma sociedade democrática”, frisou Isilda Gomes.

A governadora sublinhou que essa é uma responsabilidade inteiramente assumida pelo Governo Civil de Faro, através de projetos sólidos e abrangentes.

Apontando o Programa Regional do Desporto Adaptado e o barco-ambulância «Ria Solidária» como dois dos muitos investimentos feitos nesta área prioritária, que permitem “minimizar os problemas e dificuldades de quem mais precisa de apoio”, a governadora civil elogiou também o movimento associativo ligado à deficiência visual, dinamizado pela Delegação da ACAPO na região.

“O trabalho da ACAPO no Algarve tem sido exemplar, através de um importante movimento associativo, que permite prestar apoio em toda a região, reduzindo assim o isolamento destes cidadãos, sobretudo dos que vivem em zonas mais afastadas dos centros urbanos”, observou.

Isilda Gomes salientou que, apesar do investimento significativo já feito na região, ainda há muito por fazer na área da deficiência no Algarve.

“Todos os cidadãos são úteis e todos devem ser valorizados”, afirmou Isilda Gomes, para anunciar que o Governo Civil de Faro irá comparticipar a aquisição de uma segunda bicicleta adaptada, permitindo assim alargar o acesso de mais crianças e jovens da região a este tipo de equipamento.

A bicicleta oferecida à ACAPO resulta de um projeto de acessibilidades inédito no País e financiado pelo Governo Civil de Faro, que permitiu adaptar este equipamento a utilizadores com deficiência visual, através da instalação de um dispositivo sonoro que alerta para a presença de obstáculos físicos no espaço de circulação.

Projetada por dois professores da Escola da Coca Maravilhas, a quem Isilda Gomes elogiou pela iniciativa e dedicação, a bicicleta ficará, a partir de agora sob a responsabilidade da ACAPO, no âmbito de um protocolo com o Governo Civil, com vista à sua utilização em zonas interiores e exteriores interditas ao trânsito automóvel.

Durante a cerimónia comemorativa do 9º aniversário da Delegação do Algarve, que contou também com a presença do presidente da Câmara de Faro, a presidente da ACAPO Ernestina de Jesus realçou, por sua vez, o apoio prestado pelo Governo Civil de Faro à associação e anunciou, entre outros projetos a lançar brevemente, a criação de uma cozinha para treino de vida diária e a abertura de uma biblioteca onde estarão disponíveis livros em Braille e documentação científica na área da deficiência visual.

Sem comentários: