16/03/2011

Carro de oficial da GNR multado

O oficial destacado às Relações Públicas do Comando da GNR de Faro foi apanhado a conduzir um carro sem Inspecção Periódica Obrigatória e ainda sem seguro. Victor Calado foi ‘caçado’ por militares da Guarda no início de Março mas só na última segunda-feira é que foram levantados os autos.

De acordo com o que o CM apurou, o oficial, tenente-coronel de patente, foi detectado a circular na EN270, na zona de Albufeira, a 2 de Março, por volta das 15h30. Foi o ‘polícia seguro’ – mecanismo que lê as matrículas e alerta para eventuais infracções – que ‘denunciou’ a falta de inspecção do carro que Victor Calado conduzia, à civil. Só depois se verificou que o carro não tinha seguro.
"Ninguém está acima da lei", defende José Alho, presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, acrescentando que "os militares devem dar o exemplo, e ainda mais quanto maior for a patente".
O CM contactou o oficial, que se escusou a prestar qualquer declaração e remeteu para o Comando da GNR em Lisboa. Daí explicaram que "a pessoa em questão foi fiscalizada e autuada como qualquer outro cidadão", e como Victor Calado estava à civil, o comando "não se pronuncia sobre a vida pessoal de cada pessoa".

O CM sabe, no entanto, que os autos das multas apenas foram levantados na passada segunda-feira, quase 15 dias depois das infracções serem detectadas. O comando não explicou porque os autos não foram logo passados. A falta de seguro implica multa de 500 euros e inibição de conduzir entre dois e 24 meses. A falta de inspecção tem multa de 250 euros.

2 comentários:

Piri-Piri disse...

Coitado do Homem ;) Se fosse eu não aparecia nas noticias ;)

Anónimo disse...

De certeza que foi por esquecimento do Sr.tenente-coronel.
É como tudo em Portugal as leis e regras são só para os outros .
Excelente exemplo.