05/03/2011

Breves

Aeroporto: Ameaça de abandono

Algumas companhias aéreas ameaçam abandonar o aeroporto de Faro caso a Portway mantenha a decisão de aumentar as taxas em 90%. “O valor das taxas é excessivo para a qualidade do serviço praticado”, afirmou à Renascença Paulo Geisler, presidente da associação das companhias aéreas que utilizam aeroportos nacionais.

Praia de Faro: 433 demolições

A Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa concluiu o Plano de Pormenor da praia de Faro, decretando a demolição de 433 casas (185 na zona concessionada à autarquia, 155 na zona poente e 93 na zona nascente). As demolições na zona concessionada à autarquia afectam, sobretudo, casas de férias, mas também os restaurantes Paquete e Camané. Ficou previsto que o realojamento de moradores se faça na cidade de Faro e não na praia.

Parque Bio-Saudável nasce na Mata do Liceu  

A Câmara está a concluir a instalação de um Parque Bio-Saudável na Mata do Liceu que estará em funcionamento a partir da próxima semana.
Esta intervenção vai dotar aquele espaço de lazer e de prática desportiva de 8 aparelhos que tornarão o local mais atractivo e que oferecerá uma gama de exercícios essenciais aos seus utentes.

A Mata do Liceu é um espaço emblemático da cidade. Nos últimos anos, acorrem a este local centenas de munícipes para usufruir da beleza natural e dos circuitos de marcha e corrida, em busca de um espaço aprazível onde desenvolver as suas actividades físicas.
Nesse sentido, esta intervenção abarcará também o reforço da iluminação e a progressiva melhoria da limpeza, como tem vindo a ser feito com notórios resultados. A autarquia conduz os seus esforços no sentido de engrandecer um dos pulmões verdes da cidade e de estimular os munícipes à sua fruição e aproveitamento.

“Limpar a Ria Formosa”

A Câmara Municipal de Faro, através do Centro Náutico da Praia de Faro, vai realizar, no dia 19 de Março a acção ecológica “Limpar a Ria Formosa”. 

Esta acção de limpeza, contendo em si uma mensagem de sensibilização para o respeito e responsabilidade que todos devemos ter perante o ambiente e a natureza.
«É sempre recolhida uma grande quantidade de resíduos trazidos pelo mar ou abandonados pelos visitantes, o que degrada a paisagem e causa impactes negativos no ambiente marinho e costeiro».

Programa:

09H00 – Concentração (Centro Náutico da Praia de Faro)
09H30 – Inicio da acção de Limpeza da Ria Formosa
13H30 – Fim da Acção

O que o Voluntário deve trazer:

• Chapéu
• Roupa adequada às condições climatéricas
• Calçado confortável e que proteja o pé (já que se vai caminhar por locais com lixo; idealmente convém que também se possam molhar...)
• Protector solar
• Água
• Farnel / reforço energético (como se vai começar cedo e acabar só na hora do almoço é importante. ex: peça de fruta, sandes, barras energéticas, etc.)

Organização: Câmara Municipal de Faro

Colaboração: Capitania do Porto de Faro – Policia Maritima, Parque Natural da Ria Formosa, Polis Ria Formosa, Fagar, Algar, Formosamar, Ginásio Clube Naval de Faro, Clube de Surf de Faro, Academia de bodyboard de Faro, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Escola Secundária Tomás Cabreira, Aprafa, Dunamar - Associação Nascente, Santa Rita Kite School, Shouth Store, Hidroespaço, Sunquays, Sport Faro e Benfica, SUESTE, Escuteiros CNE 98, ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, ICCE – International Centre for Coastal Ecohydrology.

Se é frequentador deste espaço, chegou a hora de retribuir.

Sem comentários: