23/02/2011

Faro corta um mês à época balnear

Este ano vai haver menos um mês de dispositivo de segurança activo nas praias do concelho de Faro. A autarquia solicitou a redução da época balnear para o período de 15 de Junho a 15 de Setembro, alegando não haver movimento que justifique um período maior. A Associação Humanitária de Nadadores-Salvadores de Faro (AHNSF) não concorda e acusa a autarquia de poupar à custa da segurança dos banhistas.

O período normal de época balnear vai de 1 de Junho a 30 de Setembro. Este ano, a época balnear no Algarve começou na praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António), com um período extra de 1 de Janeiro a 31 de Maio, e na praia dos Caneiros (Lagoa), a 1 de Fevereiro. Um terceiro pedido de período extra entra em vigor a 15 de Março e prolonga-se até 31 de Maio, na praia Alvor-Poente (Portimão).
Relativamente a pedidos de alteração do período normal, feitos pelas autarquias, a época balnear vai começar a 1 de Maio em quatro praias: Burgau, Salema, Mareta e Martinhal (todas do concelho de Vila do Bispo). Nestes areais, a época balnear acaba em 31 de Outubro. Segue-se a praia da Rocha (Portimão), de 14 de Maio a 18 de Outubro, um período igual para todas as praias do concelho de Albufeira. 

Nas restantes praias algarvias, vai ser aplicado o período normal de época balnear, com excepção de Faro. "Evita-se contratar pessoas para não fazerem nada. Não vale a pena ter o dispositivo [de socorro] quando não há grau de utilização que o justifique", disse ao CM o presidente da Câmara de Faro. Macário Correia admitiu que "a câmara também poupa". Isto porque a autarquia paga nadadores-salvadores nas praias de Faro (9), Farol (3) e Culatra (3), em zonas não concessionadas. "Isto deve ser para reduzir custos", critica Victor Santos, da AHNSF. No Barlavento, há planos integrados de salvamento que permitem aos concessionários poupar, combinando meios de socorro nas frentes de mar. 

Sem comentários: