01/02/2011

Aeroporto de Faro

Acidente aéreo fictício vai testar operacionalidade dos planos de emergência

Um acidente aéreo grave na aterragem de uma aeronave com elevados danos materiais e humanos será o cenário fictício para um exercício que decorrerá na próxima terça-feira no aeroporto de Faro.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informa que o exercício AeroFaro’11 visa testar os procedimentos e operacionalidade dos Planos Prévio de Intervenção e de Emergência já homologados para aquele aeroporto.

No terreno estarão operacionais do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, do aeroporto e dos serviços municipais de Protecção Civil de Faro e Loulé, entre outros, que agirão como se de uma situação real se tratasse.
O exercício testará em simultâneo se o Plano Prévio de Intervenção para o aeroporto de Faro e o Dispositivo Integrado de Resposta (DIR) nele previsto são efectivos e se estes se articulam com o Plano de Emergência Interno.

De acordo com a ANPC, o simulacro, de âmbito distrital, “é planeado e conduzido com a finalidade de testar e exercitar a resposta do DIR para minimizar os efeitos adversos de um acidente grave no aeroporto”.
O exercício está agendado para as 15:00 da próxima terça-feira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Da leitura da noticia verifica-se que os Bombeiros não são referidos. Será que não vão ter também um papel neste exercicio?