05/01/2011

30º. Encontro de Charolas da Cidade de Faro

No próximo dia 9, a partir das 14.30 horas, no Teatro Municipal, terá lugar o 30.º Encontro de Charolas. Esta iniciativa perpetua uma tradição que no concelho se reveste de características singulares. Nesta edição o encontro contará com a participação de 11 grupos charoleiros que emprestarão a sua alegria e boa disposição e esta manifestação cultural.

As Charolas constituem uma tradição associada à celebração do ano novo, cuja origem não se encontra bem determinada. Sabe-se, porém, que inicialmente os grupos se deslocavam de porta em porta, cantando e gritando “vivas” aos residentes. Actualmente os grupos de charolas reúnem-se em encontros organizados um pouco por todo o concelho, com destaque para a freguesia de Santa Bárbara de Nexe, onde esta tradição assume uma importância particular.

As cantigas exprimem essencialmente os desejos de um bom ano, mas as “vivas” não deixam, por vezes, de compor referências sarcásticas a acontecimentos ou figuras conhecidas. É um espectáculo único que retrata bem as tradições enraizadas do concelho e que urge preservar.

O espectáculo terá entrada livre.

A ordem de actuação dos Grupos de Charolas é a seguinte:

Grupo de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro – 14: 30 horas
Charola do Grupo Desportivo Montenegro – 15:00 horas
Grupo de Charolas Flor Oriental – 15:30 horas
Grupo de Charolas Flor de Liz – 16:00 horas
Grupo de Charolas do Colégio Algarve – 16:30 horas
Charola Ossónoba de Estoi – 17:00 horas
Charola Juvenil Bordeirense – 17:30 horas
Charola União Bordeirense – 18:00 horas
Charola Aldeia Branca – 18:30 horas
Charola Mocidade União Bordeirense – 19:00 horas
Grupo de Charolas da Malta – 19:30 horas

Sem comentários: