01/12/2010

Autoridade de saúde pública manda encerrar clínica de Faro

 A unidade de saúde, segundo a inspecção, "oferece perigo para os utentes e trabalhadores". O prédio é a sede regional dos socialistas.

A autoridade de saúde pública do Algarve determinou o encerramento da Clínica do Pé da Cruz, em Faro, por "falta de condições higiossanitárias". A unidade de saúde funciona no rés-do-chão de um edifício da zona histórica comprado há quatro anos pelo Partido Socialista.

O representante da Autoridade Regional de Saúde Pública, Francisco Mendonça, justifica a tomada de posição com o facto de a clínica "oferecer perigo para utentes e trabalhadores", razão pela qual foi ordenado o "encerramento imediato" na semana passada. A reabertura está depende da realização de obras, que estão em curso, embora não tenham sido autorizadas. Embora seja designada por clínica, "não é mais do que um conjunto de consultórios/gabinetes médicos", acrescentou.

Uma inspecção conjunta, integrando técnicos da câmara, bombeiros e da autoridade de saúde pública, detectou falta de lavatórios nos gabinetes médicos, deficiente ventilação e a inexistência de um sistema contra-incêndios. O presidente da câmara, Macário Correia, precisou ao PÚBLICO que se trata de "um prédio antigo, transformado em clínica, que longo dos anos não recebeu obras de conservação". Do que é mais visível, adiantou, "existem também problemas ao nível da instalação eléctrica".

Clínica com renda simbólica
A clínica ocupa uma área de 267 metros quadrados, distribuídos por sete divisões, segundo o registo predial. O proprietário é o Partido Socialista, que adquiriu todo o edifício - rés-do-chão e primeiro andar - por 125 mil euros. A dona da clínica, segundo Sérgio Viana, dirigente do PS no Algarve, "paga uma renda simbólica, na ordem dos 50 euros por mês". Por conseguinte, quando reivindicou obras de conservação para poder garantir a funcionalidade da clínica, "foi informada de que estava autorizada a proceder aos arranjos necessários, mas não seria o senhorio a suportar o encargo, dado o valor da renda".

A clínica encontra-se fechada. No exterior não existe qualquer informação do motivo. Anteontem, a responsável pela unidade, Elídia Luís, respondeu: "Está fechada, porque estamos em obras." Os melhoramentos no interior do prédio, informou Macário Correia, "não carecem de licença, mas tem de haver comunicação à câmara". No entanto, o gabinete do autarca informou ontem que "não deu entrada qualquer pedido para obras". O primeiro andar do edifício concentra os serviços da federação regional e da concelhia do PS e da Juventude Socialista. As instalações, durante três décadas, sofreram uma progressiva degradação. Após a aquisição, o imóvel beneficiou de obras de conservação. A clínica continuou a acusar os sinais da erosão do tempo.

Antes da clínica, no rés-do-chão do edifício do Largo do Pé da Cruz, o pintor Vicente Besugo, militante do PS, fez do espaço residência e galeria de arte, após o 25 de Abril. Ao convencer Vieira da Silva a expor neste local, o artista plástico julgou ter descoberto o caminho para criar em Faro um lugar de debate de ideias políticas e de reflexão cultural. Mas não teve êxito e seguiu-se o negócio da saúde.

"Público"

Sem comentários: