No ano em que festejou o seu 20ºaniversário, a associação farense começou por receber a mais injusta das prendas - a acção de despejo que ainda enfrenta e que põe em risco anos de trabalho em prol da cultura. Este facto contribuiu, no entanto, para o retomar de uma antiga aspiração – uma sede definitiva que albergue todos os actuais projectos artísticos e que crie ainda mais e melhores condições para acolher todos os que encontram na associação um espaço de liberdade e criação.
Uma ampla campanha de informação sobre o trabalho desenvolvido pela ARCM foi desencadeada o que permitiu que a cidade e a região compreendessem as implicações do seu eventual despejo. Da campanha “100 novos sócios para 2010” (concluída em Novembro) ao Desfile Silencioso e Ensaios na Rua (em Dezembro), uma série de acções ainda a decorrer como o Apelo em Defesa da ARCM (com mais de 3000 subscritores) permitiram alargar o apoio formal à ARCM que se tem materializado, por exemplo, nas muitas declarações de Apoio e Valorização que nos têm chegado provenientes de associações e organizações com quem a ARCM tem estabelecido relações de colaboração e amizade ao longo dos anos.
O ano ficou também marcado por um alargar do leque de actividades desenvolvidas pela ARCM das quais, entre muitas outras, destacamos:
– Permanente apoio aos mais de 430 sócios, 31 bandas, 2 grupos de teatro, 2 grupos de dança, colectivos de DJ’s e outras associações, que por falta de espaço próprio recorrem à ARCM para desenvolver as suas actividades.
– Dezenas de espectáculos de bandas nacionais e estrangeiras
– Festa do 20ºAniversário – apresentação de proposta para nova sede
– Em Abril, Dias de Música e Liberdade – programa de comemorações do 25 de Abril
– Em Contra Teatro – I Encontro de Teatro da ARCM
– RiaFest – Festival de Verão da ARCM
– Participação no Acampamento pela Paz em Avis – Portalegre com deslocação de 3bandas, 55 sócios e amigos em autocarro alugado para o efeito
– Participação nas comemorações do Dia Internacional da Juventude – com a actuação de 3bandas na praia de Faro
– Projectar para a Paz – Ciclo de Cinema e Debates sobre a Paz
– Apresentação periódica de festas temáticas de música electrónica com DJ’s, Vj e mostras de artes plásticas.
– Participação no 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – África do Sul com a integração de um sócio na delegação Portuguesa.
A ARCM acredita que com a força dos sócios, o apoio da comunidade e a necessária disponibilidade dos responsáveis envolvidos na questão do despejo (e sua resolução), seja possível desejar a todos um ano de 2011 repleto de música, cultura e confiança num desfecho favorável para encontrar uma sede definitiva que permita continuar os próximos 20 anos a Desenvolver Cultura!
Sem comentários:
Enviar um comentário