07/11/2010

Resumo das Duas Últimas Semanas em Faro

Macário Falencia Câmara Faro


 

Onda de assaltos no Montenegro

Na freguesia do Montenegro, junto ao aeroporto de Faro, sucedem-se os assaltos a residências, na sua grande maioria vivendas. Basta perguntar a qualquer transeunte e logo é referenciado um local onde ocorreu um furto.

O casal de emigrantes António Isidoro e Maria de Jesus, moradores no lote 32 da Urbanização Quinta das Amendoeiras, foi uma das vítimas. "Entraram por uma janela, pelas 14h00, no final da semana passada, e levaram-me 400 euros, documentos, livros de cheques e cartões de crédito", explica António Isidoro, que estava em casa e garante não ter dado por nada. "Estava a ver televisão e não ouvi nada", diz.

Pior sorte teve o vizinho do lote 35, da mesma urbanização, na terça-feira à tarde. O método foi o mesmo – arrombamento de uma janela – mas o furto foi muito mais produtivo. "Levaram um saco carregado com todo o ouro da família, fios, jóias, libras, gargantilhas, etc., tudo avaliado em cerca de 50 mil euros", refere Joana Pacheco, mãe da proprietária da vivenda. "A minha filha chegou a casa e estava a arrumar o carro na garagem, quando viu quatro indivíduos saltarem pela janela e fugirem", conta. Mesmo em frente, no lote 8, no mesmo dia, várias peças de ouro e uma colecção de moedas foram levadas. Verificaram-se ainda furtos em pelo menos mais duas vivendas.

Stefan Piedade, presidente da Junta do Montenegro, promete ir mobilizar moradores e comerciantes para que sejam contratados guardas nocturnos. "Tenho sensibilizado o Comando da GNR para mais policiamento e vamos alertar a população para redobrar as medidas de segurança", diz.

 

Acidente com carabina mata caçador em Faro

Um caçador morreu por acidente, vítima de um disparo inadvertido da sua própria carabina, quando manuseava a arma em casa, após ter participado numa montaria em Ourique, na segunda-feira.

José Eleutério Mendonça Gonçalves, comerciante, de 66 anos, regressara a casa, na freguesia do Montenegro, arredores de Faro, cerca das 20h00, e estava a guardar a carabina quando aquela disparou sem querer, atingindo-o na barriga. "Ele era muito cauteloso e experiente, pelo que não se percebe o que terá acontecido de errado", disse ontem ao CM um amigo.
"A arma tinha uma munição. Ao disparar, atingiu-o na barriga e matou-o quase instantaneamente." O funeral de José Gonçalves, casado, com duas filhas maiores, realiza-se hoje, às 15h30, no cemitério da Esperança, em Faro.

 

 

Assembleia vota empréstimo

Na semana em que se decide o futuro da Câmara de Faro, a oposição não divulga o sentido de voto. Na quarta-feira, a partir das 21h30, a Assembleia Municipal vai votar um plano de reequilíbrio financeiro do Município, que prevê um empréstimo de 48 milhões de euros a 20 anos.

A CDU (três deputados municipais) e o Bloco de Esquerda (um deputado) já decidiram não aprovar. Mas ontem ainda não tinham decidido se vão votar contra ou abster--se. O BE tem uma reunião política, hoje, para decidir. "Não contestamos a necessidade do plano, mas não vamos votar a favor porque entendemos que seria limpar o historial", adiantou ao CM o deputado bloquista José Moreira. "Em princípio, vamos votar contra, mas espero pela discussão na assembleia", comentou o deputado comunista Francisco Botelho. "Estamos a analisar o documento", disse ontem ao CM José Vitorino, do movimento Cidadãos com Faro no Coração (um deputado).

O PSD (11 deputados) vai votar a favor. Tudo depende do PS (12 deputados), que se absteve na votação de câmara. "Já temos decisão política, mas só divulgo na reunião da concelhia (amanhã)", disse ao CM o líder da concelhia rosa, João Marques. "Não há outra solução. É uma questão de sobrevivência meramente técnica e não política", avisa o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia.
Vale Carneiros
O nome abrange uma vasta zona da periferia da cidade, da Lejana até à Penha, hoje com várias urbanizações e milhares de habitantes.
A pequena escola primária pré-fabricada já não servia o interesse das crianças. O Polidesportivo ao lado está abandonado há anos e a praceta Aleixo da Cunha e envolventes abandonados.

A escola já está em obras, mas elas não podem continuar a bom ritmo com as crianças em aulas. Por isso, esta semana, todos mudaram para o interior da escola Neves Júnior na Lejana. Estão em contentores, ditos monoblocos, com condições, por certo até final do ano lectivo. Não havia outra solução.
No próximo ano lectivo, terão uma escola nova, com ligação ao Polidesportivo, que vamos limpar, e o resto virá a seguir.

São pequenas coisas, as possíveis nos tempos difíceis que se vivem. Uma escola maior, com mais dignidade e um espaço envolvente mais bem tratado.
No entretanto, para as crianças e para os pais, ficamos-lhes gratos pela compreensão das condições actuais. O futuro será melhor para todos.
Por: Macário Correia Ao Correio da Manhã
BEST Algarve lança desafio


Festival do Órgão de Faro




Faro ilumina-se no Natal mas com contenção

 A crise económica chega a todos os setores e a iluminação de natal não é exceção. Apesar de garantir que as principais ruas da cidade e as sedes de freguesia do concelho de Faro vão ter as iluminações natalícias a partir de dia 22, a autarquia admite cortes orçamentais. Os 70 mi euros destinados a esta atividade indicam um corte de 40 por cento comparativamente ao que foi investido na decoração de Natal em Faro em 2009.

“Este montante é o estritamente necessário para celebrar condignamente a quadra e engalanar as principais artérias comerciais da cidade. As sedes das freguesias rurais terão também um apontamento simbólico alusivo à ocasião”, informa a autarquia em comunicado.
A instalação, manutenção e funcionamento da iluminação de Natal vai estar novamente a cargo da ACRAL.


Entendimento com músicos assegura continuidade da Orquestra do Algarve


A Orquestra do Algarve, fundada em 2002, mas que há dois anos esteve em risco de desaparecer por não ter condições para pagar 1,2 milhões de euros aos músicos, vai homologar sexta-feira um novo regulamento que assegura a sua continuidade.


A cerimónia de apresentação das novas condições contratuais estabelecidas entre os músicos da Orquestra do Algarve e a Associação Musical do Algarve, entidade que dirige a estrutura, está marcada para as 14:30, na Reitoria da Universidade do Algarve, e vai contar com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, disse hoje à Lusa a assessora da Orquestra.

No verão de 2008, os músicos da Orquestra do Algarve apresentaram uma ação judicial contra a direção da orquestra, reclamando aumentos salariais e novas condições laborais, reivindicações que na altura foram são consideradas “exorbitantes” por Macário Correia, presidente da Área Metropolitana do Algarve.
Os músicos pediam, segundo Macário Correia, entre outras coisas, “aumentos de vencimento base de 81 por cento”, “alojamento em hotéis de três ou quatro estrelas” e “serem acompanhados para os concertos por familiares e até pelas amas das crianças que têm a seu cargo”.

Em setembro, os músicos suspenderam, por 90 dias, as ações judiciais que tinham apresentado para um entendimento amigável. Na altura, contactados pela Agência Lusa, os músicos admitiram recuar desde que se mantivessem as negociações e mostraram-se disponíveis para reformular “alguns pontos” da proposta inicial.
A Orquestra do Algarve era composta por 31 músicos, 20 dos quais ainda com recibo verde, contratados como prestadores de serviços.(ver mais)


Faro abriu concurso para 1030 camas turísticas

 A Autarquia de Faro informou esta sexta-feira que estão abertos os concursos para dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico (NDT) num total de 1030 camas turísticas. As propostas devem ser formalizadas nos próximos 90 dias.

Estão a concurso 515 camas do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e mais 515 do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estói, Sta. Bárbara de Nexe e Conceição.

A Câmara sublinha que os concorrentes, nas propostas, devem promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estói.

“A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vector estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local”, refere a mesma fonte.

Os concorrentes interessados podem consultar as peças processuais no site da Autarquia em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da edilidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não quero luzes de Natal, quem quiser que enfeite a sua porta de casa ou a sua rua.

a Gaja disse...

Tenho que ser sincera, só este blog é que me actualiza do que se passa nesta cidade...