11/11/2010

Polícias procuram depósitos de ‘haxe’

A hipótese de os canais e as margens da ria Formosa servirem de depósitos de grandes quantidades de droga está a ser levada muito a sério pela Polícia Marítima (PM) e Polícia Judiciária (PJ). E uma prova disso são as 2,5 toneladas de haxixe já recuperadas pela Autoridade Marítima do Sul em zona protegida, perto de Faro, após a apreensão de uma lancha ‘voadora’ vazia, na segunda-feira

As autoridades acreditam que as zonas mais remotas do parque natural, entre Faro e Olhão, possam estar a ser usadas para esconder, temporariamente, algum do haxixe proveniente do Norte de África, antes de seguir para outros países da Europa. "Há fortes hipóteses de existirem depósitos em zonas específicas", confirmou fonte da PM ao CM. Também fonte da PJ, entidade que acompanha as buscas na zona da barrinha, em Faro, garante que "as suspeitas são fortes". 

O CM sabe que há pelo menos quatro locais suspeitos. Oficialmente, o comandante da Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, apenas refere que "essa possibilidade existe e está a ser analisada".
As operações para recuperar a droga, que já duram há três dias, vão continuar hoje com equipas da PM, incluindo quatro mergulhadores que viajaram de Sesimbra.

Ao que o CM apurou, já foram recuperados 74 fardos (31 anteontem e 43 ontem), num total de 2515 quilos. Durante o dia de ontem, foram passadas a pente fino áreas com maior profundidade na zona onde foram encontrados os primeiros fardos. As operações, segundo Marques Ferreira, "têm estado sempre condicionadas pela maré, mas os resultados são bastante positivos". Este responsável sempre acreditou que a droga não teria saído do local e essa suspeita confirmou-se com as buscas.
Hoje, as operações vão alargar-se a um canal nas proximidades da barrinha, que, se produzirem resultados, podem obrigar ao prolongamento das buscas por mais dias. 
"C.M."

Sem comentários: